Ele já foi a estrela da mesa, mas anda em baixa, o que não é bom. Afinal, o feijão contém cálcio, ferro, vitaminas, proteínas e carboidrato
Sabe aquela propaganda de que vale por um bifinho? No caso do feijão, isso vai bem além da publicidade. Ele realmente é um substituto para as proteínas animais. Quer outro motivo para colocá-lo à mesa: ele é plantado com sucesso em todo o país, sendo um ingrediente farto e variado. A nutricionista Karoline Jorge enfatiza que, incluir o feijão na dieta é uma oportunidade de fornecer fibras, ferro e proteínas. “Quando consumido em quantidade adequada, não engorda, diferentemente, do que muitas pessoas pensam”.
Segundo Karoline, a leguminosa é a principal fonte de proteína na alimentação brasileira e pode ser utilizada como alternativa em substituição às carnes e outros produtos proteicos, formando, com o arroz, uma dupla imbatível. É boa fonte de carboidratos complexos, de vitaminas hidrossolúveis, possui alto conteúdo proteico com alto teor de lisina, complementando a proteína dos cereais (como o arroz) e ainda é fonte de cálcio e ferro com conteúdos também significativos de fósforo, potássio, zinco e magnésio; alto teor de fibras alimentares (6 a 7%).
Como diz o chef Guga Rocha: “Samba, futebol e feijoada: esse trinômio é a base de nossa cultura popular mais arraigada na alma brasileira. Conheço quem não goste de peixe, de alface, até de chocolate, mas feijão é quase unanimidade”. A dica do chef é inventar formas novas, tropicais, coloridas e refrescantes para utilizar esse rico ingrediente no seu dia. “Ele fica ótimo com frutas. Também varie o tipo de feijão e evite colocar linguiças e outras carnes gordurosas. Mas, comer uma boa feijoada uma vez por semana não faz mal a ninguém".
Ferro
Fibras
Proteína
Chili Beans - ingredientes:
Modo de preparo: refogue no óleo o alho e a cebola, acrescente aos poucos a carne moída e refogue bem até dourar, acrescente as pimentas, o cominho e o feijão, mexa bem e acrescente o pimentão, refogue mais um pouco e adicione o molho de tomate e o sal, por último o coentro, deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos e acerte o sal e pimenta caso queira. Dica: acrescente 1 potinho de queijo cheddar no chili.
Como montar o burrito: abra uma tortilla grande e coloque o chilli. Caso queira, coloque queijo ralado e alface. Dobre as laterais e junte uma parte na outra enrolando a tortilla. Você pode esquentar em forno ou frigideira para que fique mais crocante a massa e o queijo derreta, mas é opcional, pois o burrito original é servido com a massa fria e recheio quente. Coloque em molheira o molho de pimenta e sirva junto com o burrito.
Salada toscana - ingredientes:
Para o molho:
Modo de preparo: pegue o pão e regue azeite. Monte em uma saladeira, coloque as folhas e os outros ingredientes em cima, e termine com o pão e as fatias de queijo. Para o molho, misture tudo. Sirva a salada com o molho.
Matéria (editada) produzida para a Revista Beach&Co - Edição 148/Outubro 2014; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.