Há alertas do Inmet para acumulados de chuva e declínio da temperatura; na Baixada Santista, ondas podem ultrapassar 2,8m de altura
O litoral de São Paulo começa a semana com tempo frio, chuva e com o mar revolto. De acordo com o Climatempo, uma baixa pressão, que atuou no litoral paulista durante o domingo (8), dá origem a uma frente fria marítima nesta segunda-feira (9), que mantém o tempo instável na região Sudeste do país. Mas os maiores volumes de chuva devem se concentrar na faixa norte do estado.
Para a faixa litorânea de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para acumulados de chuva. A advertência está ativa e segue válida até o fim da noite desta segunda. A previsão do instituto é de chuvas entre 20mm a 30mm/h ou até 50mm/dia. Há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.
A Defesa Civil de Santos também reforça que o tempo segue fechado e chuvoso nesta segunda-feira na Baixada Santista. A precipitação pode ocorrer em qualquer período do dia, adquirindo característica persistente e gerando um volume moderado de chuva.
Os próximos dias ainda manterão presença de nebulosidade em grande parte do tempo. Há previsão de precipitação na terça (10) e na quarta-feira (11), mas apenas em poucos momentos, oscilando com períodos maiores de melhoria e com intensidade menor em comparação com esta segunda. A partir de quinta-feira (12) espera-se estabilização completa do tempo, sem previsão de chuvas.
De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), o mar ficará agitado pelo menos até a tarde de quarta-feira, com ondas que podem ultrapassar 2,8m de altura entre esta segunda e terça-feira. O nível da maré poderá alcançar 1,60m na orla de Santos e 1,90m no interior do estuário, com pico às 14h de terça-feira. Há possibilidade de alagamentos pontuais pelas ocorrências de chuvas junto aos períodos de maré alta.
O Inmet também divulgou nesta segunda-feira um alerta de declínio da temperatura para o estado de São Paulo. Na maior parte do estado, incluindo todo o litoral, a advertência passa a valer a partir das 7 da manhã de terça-feira e segue válido até a manhã de quarta-feira (11). A previsão do instituto indica queda entre 3 e 5 graus abaixo da média esperada para esta época do ano, com leve risco à saúde.
Segundo o Climatempo, na Baixada Santista os termômetros devem oscilar entre os 16 e 21 graus, com a mínima podendo chegar aos 13 graus em locais mais isolados da região. No litoral norte, as temperaturas devem ficar entre os 11 e os 20 graus.