De acordo com o Instituto Climatempo, temperaturas devem ficar mais de 5 graus abaixo da média esperada para esta época do ano; haverá chuva também
O Instituto Climatempo divulgou, nesta terça-feira (3), previsão para uma nova onda de frio para o centro-sul do Brasil. Desta vez, a maior queda nas temperaturas deve ser sentida nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e partes do Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
A previsão do instituto indica que, no estado de São Paulo, incluindo o litoral, as temperaturas devem ficar mais de 5 graus abaixo do esperado para esta época do ano. A onda de frio deve chegar no dia 8 de junho e se estender até o dia 14, portanto, pode ir separando os casacos já para o próximo domingo.
No domingo, uma massa de ar polar deve avançar sobre o continente e provocar queda mais acentuada nos termômetros, impactando as regiões Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Norte do país. O Sul do Brasil começa a sentir os efeitos do frio já a partir desta quinta-feira (5), decorrente da passagem de uma primeira frente fria.
Ainda segundo o Climatempo, esta nova onda de frio tem características um pouco diferentes da primeira registrada no Brasil, na última semana de maio. O ar frio abrange uma área um pouco menor e não será tão intenso como a primeira onda registrada, porém, em termos de duração, esta será um pouco maior. Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a onda que se encerrou no dia 3 de junho.
A MetSul Meteorologia também alerta para possibilidade de maiores volumes de chuva em partes do estado de São Paulo neste mês de junho, incluindo a faixa leste, onde se encontra o litoral.
Apesar de a previsão ter indicado chuva para a terça-feira, no litoral paulista, ela não deu as caras na maior parte das cidades. Mas, no interior, os volumes de precipitação foram altos. O volume de chuva mais expressivo ocorreu na região de São José do Rio Preto, onde o Cemaden registrou 74,6mm acumulados em 24 horas.
O Climatempo informa que as áreas de instabilidade já se afastaram do estado de São Paulo e, nesta quarta-feira (4), o Sol e o tempo seco devem predominar. Mas na quinta-feira (5) novas áreas de chuva vindas do Sul do Brasil se aproximam do oeste e do sul do território paulista.
Na sexta-feira (6) uma frente fria deve passar de forma rápida pelo litoral paulista. Durante o fim de semana, novas áreas de instabilidade se espalham sobre o estado de São Paulo e trazem mais chuva.