CELEBRAÇÃO

Japan Festival promove cultura nipônica com apresentações culturais e gastronomia

São Vicente terá show dos cantores oficiais de Jaspion, Shurato e Cavaleiros do Zodíaco, além de apresentações de taiko, danças e gastronomia

Mayumi Kitamura
Publicado em 07/02/2025, às 13h08

FacebookTwitterWhatsApp
Entre as atrações culturais, estão as danças típicas japonesas - Divulgação/Jhony Sasaki
Entre as atrações culturais, estão as danças típicas japonesas - Divulgação/Jhony Sasaki

Os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão serão celebrados com música, dança e gastronomia neste fim de semana, dias 8 e 9 de fevereiro, das 10h às 18 horas, com o Japan Festival. O palco do evento será a praça Kotoku Iha, na rua Japão, em São Vicente, no litoral de São Paulo.

Entre as atrações está o show, no sábado (8), a partir das 13h30, de cantores de aberturas e encerramentos de anime e tokusatsu. Diogo Miyahara, que dá voz ao tema de Jaspion em português, comentou em perfil na rede social: “Estarei em um grande show nostálgico, da era TV Manchete, com meus grandes amigos Graça Cunha, cantora oficial de Shurato, e Will Kawamura, cantor oficial de Cavaleiros do Zodíaco. Então vamos lá! ‘Come on, boy!’”.

As batidas dos tambores tradicionais japoneses, que remontam a mais de 2.500 anos de história, farão o público vibrar nas tardes de sábado e domingo (9), entre 15h e 16h30, com apresentação do grupo Taiko Ikkon, de São Paulo.

Evento promove a cultura japonesa em São Vicente | Divulgação/Jhony Sasaki
Evento promove a cultura japonesa em São Vicente | Divulgação/Jhony Sasaki
Evento promove a cultura japonesa em São Vicente | Divulgação/Jhony Sasaki
Evento promove a cultura japonesa em São Vicente | Divulgação/Jhony Sasaki

De acordo com o vereador vicentino, Jhony Sasaki, responsável pelo evento, também haverá apresentações de shamisen, ou sanshin, que é a viola japonesa; karaokê, com os membros mais antigos da comunidade nikkei; e danças típicas. As crianças poderão brincar no parque inflável no local.

“É a primeira vez que fazemos o Japan Festival, mas já realizamos outros eventos para promover a cultura japonesa. O Japan Fest em si, antecede a celebração dos 130 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio entre Brasil e Japão”, ressaltou o vereador.

Jhony Sasaki também reforçou que a entrada gratuita é uma forma de promover cultura de maneira acessível para que possa beneficiar a todos. Além disso, ele explicou que o evento é totalmente realizado com recursos próprios: “O Japan Festival não conta com recursos públicos, apenas pela iniciativa privada, minha e da minha associação, mas tem parceria com a prefeitura de São Vicente por ceder o local”.

O Japan Festival contará com 22 estandes: seis deles para culinária típica, três para produtos japoneses e dois de artesanato, informou Sasaki. Os demais visam proporcionar uma oportunidade de renda aos colaboradores da região.

Intercâmbio cultural

Uma das influências de Jhony Sasaki em promover o evento cultural foram os 27 anos em que residiu no Japão, onde atuou 15 anos como jornalista e correspondente internacional, além de promover ativamente a cultura brasileira. “Fui um dos iniciantes a produzir o Brasilian Day Japan. No Japão, promovi a cultura brasileira aos japoneses e para que os filhos de brasileiros não perdessem as raízes. Regressando ao Brasil, vi a necessidade de fazer o mesmo, mas com o caminho inverso: promover a cultura japonesa no Brasil, para que os filhos dos descendentes japoneses não perdessem seus laços culturais”, finalizou.

Para mais conteúdos:

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá), atua na área da comunicação há mais de 20 anos. Também possui formação técnica em Processamento de Dados e, atualmente, é estudante de Engenharia de Software pela Universidade Estácio.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!