O colorido peixinho foi criado como símbolo de uma regata na década de 1990; fez tanto sucesso que se tornou a marca do turismo da cidade
Esther Zancan
Publicado em 06/02/2025, às 13h36 - Atualizado às 13h45
Quem um dia já teve a sorte de passar pela cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, com suas belezas naturais de tirar o fôlego, provavelmente, avistou o símbolo de um peixinho colorido. Mas, o que muitos desconhecem é que o tal peixinho tem muita história para contar.
De acordo com a prefeitura de São Sebastião, tudo começou em fevereiro de 1998, quando a bela cidade recebeu, pela primeira e única vez, a maior regata de veleiros oceânicos do mundo. A Whitbread (atualmente Volvo Ocean Race) fez história na cidade, e atraiu velejadores de diversas partes do planeta. Para representar esse momento especial, a artista Leslie Amaral criou o um peixinho colorido, que virou símbolo da competição. O quadro original, um acrílico sobre tela de 1m x 1m, foi doado para a prefeitura sebastianense, posteriormente, leiloado e arrematado pela própria família de Leslie.
O sucesso foi tanto que, um ano depois, em 1999, o peixinho foi oficializado como símbolo turístico de São Sebastião, incluído até na Lei Orgânica Municipal. Desde então, ele representa a cidade pelo Brasil e pelo mundo. E quem quiser levar uma lembrança do peixinho para casa, pode encontrar diversos produtos estampados com o colorido símbolo na praça do Artesão, na rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.