Exposição conta com ricas imagens do acervo iconográfico da Fundação Arquivo e Memória de Santos, a exemplo dos corsos que existiram até a década de 1960
A Fundação Arquivo e Memória de Santos apresenta a exposição virtual Memórias do Carnaval Santista, que relembra momentos inesquecíveis do Carnaval santista durante os dias de folia. Com ricas imagens do acervo iconográfico da fundação, a mostra traz os corsos formados por carros conversíveis enfeitados, que conduziam os foliões pelas ruas do centro e praia para brincar o carnaval. A prática resistiu até meados dos anos 1960.
Um capítulo à parte é destinado ao tradicional Banho da Dona Doroteia, que movimentou os foliões por 74 anos, de 1923 a 1997, levando às grandes avenidas santistas homens fantasiados com roupas femininas esbanjando alegria e humor.
Tem ainda homenagem a Waldemar Esteves da Cunha, Rei Momo de Santos entre 1950 e 1991, um verdadeiro personagem do Carnaval, além de festas de rua, em clubes, concursos de fantasias até chegar à Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste, sede do desfile das escolas de samba, promovido no último final de semana.
O presidente da instituição, Leonardo Barbosa Delfino, disse: “É uma grande oportunidade para o santista ter contato com a rica história da cidade, por meio do raríssimo acervo da Fundação, tão bem-cuidado em nossos arquivos”.