Expo Gatos ocorre no Valongo, no sábado (5) e domingo (6), com entrada gratuita; haverá campeonato internacional de beleza e feira de adoção
O primeiro fim de semana das férias de julho será na medida para os amantes de felinos, em Santos. A Expo Gatos volta ao Centro Histórico, desta vez com um número recorde de peludos: 180 gatos de raças raras e exóticas, que vão encantar o público nos dias 5 e 6 (sábado e domingo), das 10h às 17h, na Casa Leone (rua São Bento, 39, Valongo). Além do campeonato internacional de beleza, o evento terá a feira de adoção da Codevida (Coordenadoria de Defesa da Vida Animal).
O tradicional campeonato deve atrair três mil visitantes e terá expositores de várias regiões do Brasil e da Argentina. Segundo a organizadora Amacoon Brasil (Associação da Raça Maine Coon no Brasil), esta edição promete ser histórica, com recorde de gatos participantes. “Santos ganhou o carinho dos expositores e, a cada ano, recebemos mais interessados em participar. São 19 anos com os santistas. Nesta edição não faltará beleza, expositores simpáticos, produtos especializados e campeões com milhares de seguidores nas redes sociais”, afirmou Hugo Cavalheiro, presidente da Amacoon.
Entre os destaques da Expo Gatos está Hércules, um Bengal de 2 anos e meio, campeão mundial pela FIFe (Federação Felina Internacional) em 2023 — conhecido pela semelhança com um leopardo e sua enorme simpatia. Também retornam à mostra os belos Ocicats — conhecidos pelas manchas douradas e comportamento gentil — além dos Maine Coons (gigantes gentis), Devon Rex (orelhas longas e afetuosos), e os famosos Don Sphynx e Sphynx, os “gatos pelados”, muito amáveis e grandes estrelas das exposições.
A Expo Gatos de Santos será também uma etapa classificatória do Campeonato Brasileiro FIFe de Gatos de Raça, com presença de dois juízes, da Polônia e da Holanda. Os vencedores locais poderão competir na final mundial, marcada para outubro na Romênia. Serão premiados o Melhor da Cor, da Classe, da Categoria e o Campeão Absoluto.
O evento ainda vai muito além da beleza felina. O público poderá explorar um espaço repleto de novidades do mundo pet: arranhadores, tocas, bebedouros, brinquedos, acessórios e decoração para casas “gatificadas”, além de praça de alimentação.
No mezanino da Casa Leone, o espaço será reservado para os gatos da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), da prefeitura de Santos. Os animais disponíveis — entre filhotes, adultos e idosos — foram resgatados, tratados e agora aguardam com esperança por uma família amorosa. A equipe da Codevida estará no local para apresentar os bichanos, tirar dúvidas, orientar e entrevistar os interessados na adoção.
A entrada no evento é gratuita, mas quem puder colaborar é convidado a levar cobertores, brinquedos, ração seca ou sachês (ração úmida) para o banco de doações da Codevida, que atende tanto os animais acolhidos, quanto tutores em situação de vulnerabilidade social.