Festa ao ar livre ocorre das 13h às 17h, na praça Vereador Luiz La Scalla, na Ponta da Praia, em frente ao Aquário; confira as atrações
O Aquário Municipal de Santoscompletou 80 anos na quarta-feira (2), mas a celebração ocorrerá no sábado (5), com festa ao ar livre, das 13h às 17h, na praça Vereador Luiz La Scalla, na Ponta da Praia, em frente à entrada principal do parque.
A celebração contará com entrega de painel de arte, domo inflável imersivo com projeção oceânica, ações recreativas e educativas com as equipes de educação ambiental dos parques municipais de Santos e atividades ambientais de conscientização desenvolvidas pelas instituições e institutos parceiros.
Um dos destaques é o Oceanário, iniciativa do Projeto Mantas do Brasil, um domo inflável que oferece ao público uma experiência audiovisual imersiva. Com projeção de imagens em 180°, captadas pela equipe do projeto, o público é transportado para um mergulho virtual, encontrando tartarugas, recifes, cardumes e, claro, a raia-manta.
Outro destaque é a entrega, após restauro, de um dos painéis externos da saída do parque. A obra de arte tem aproximadamente 40 metros quadrados. Já o tradicional parabéns será às 16h. Ainda serão distribuídos bolo, picolé, pipoca, além de diversão garantida com brinquedos para as crianças.
Participarão do evento os institutos e instituições parceiros da prefeitura de Santos: Instituto Mar Azul; Projeto Mantas do Brasil; Projeto Albatroz; Unifesp; Arte no Dique; Parque Estadual Marinho Laje de Santos/APA Marinha Litoral Centro; Aves Limícolas; Huber Arte Marinha; Instituto Ambiecco e Instituto Lixo Zero.
Em alusão à data, um dos painéis externos do Aquário será entregue restaurado. A obra faz parte de uma série de cem pinturas feitas pelo norte-americano Robert Wyland em vários países, sempre com temática ambiental. O restauro foi desenvolvido pelo artista plástico ambiental Alexandre Huber, santista autorizado por Wyland para conduzir a recuperação. A obra fica à esquerda da saída do parque e tem aproximadamente 40 metros quadrados.
Além deste, obra número 98 de Wyland, tem a de número 99, à direita da saída do parque, cujo planejamento de restauro está em tratativa. O centésimo trabalho foi pintado na China.
Inaugurado em 1945, o Aquário de Santos foi idealizado pelo então prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos, que pensou em abrigar uma variada coleção de espécies vivas ligadas ao ambiente marinho. Ao longo do tempo, o Aquário passou por diversas intervenções e obras. Atualmente, está em reforma para recuperação das estruturas que conectam os blocos do equipamento.
O parque reúne aproximadamente mil animais de 120 espécies. São 1,3 milhão de litros de água doce e salgada em 32 tanques que simulam habitats como fundos de rios e do mar.
Pescaria Ecológica
Em uma estrutura que representa o mar, serão colocados animais aquáticos feitos de papelão em meio a resíduos recicláveis. As crianças deverão pescar apenas os resíduos e separá-los para reciclagem de acordo com o material de que são feitos.
Mesa de Investigação Marinha
A atividade consiste na exposição de parte do material do acervo do Aquário, com peças taxidermizadas, abordando a biologia e os problemas ambientais relacionadas aos organismos presentes.
Pintura de Animais Aquáticos
Com moldes disponibilizados, os participantes poderão escolher entre diferentes animais aquáticos que desejarem pintar na pele, utilizando tinta de pintura facial. Enquanto a pintura é realizada, o educador ambiental aborda questões pertinentes à conservação e preservação do meio ambiente.
Feira de Troca de Brinquedos e Bijuterias (consumo consciente)
É uma oportunidade para exercitar o consumo consciente. Por meio da troca é possível ter acesso a brinquedos diferentes sem a necessidade de comprar outros.
Oficina de Pintura
Em telas disponibilizadas em papelão, serão trabalhadas questões como reaproveitamento e sustentabilidade.