Igreja histórica foi contemplada pelo Programa de Iluminação Cultural, do Instituto Neoenergia, da empresa Neoenergia Elektro; confira a programação
O convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, inaugura nova iluminação nesta terça-feira (10), a partir das 15h, durante evento cultural gratuito, no teatro Eva Wilma (av. Condessa de Vimieiros, 1.131 - Centro). O convento foi contemplado pelo Programa de Iluminação Cultural, do Instituto Neoenergia, da Neoenergia Elektro. A edificação histórica passou por processo de conservação e recuperação ao longo dos últimos meses.
Patrimônio histórico do Brasil, com 492 anos, o convento Nossa Senhora da Conceição é templo de fé e devoção há mais de 400 anos. Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no Centro Histórico de Itanhaém, sua construção segue o estilo colonial barroco dos séculos XVI e XVII e começou por volta de 1639. O convento é a mais antiga construção de Itanhaém e está entre as primeiras igrejas a ser construídas no Brasil. Ele eve seu processo de tombamento iniciado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1939 e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1975.
A programação cultural conta com uma série de intervenções artísticas protagonizadas pela comunidade local, como a apresentação de coral infantil, encenação teatral e performance da Banda Itanhaém Paradiso. Espaços emblemáticos do município, como a biblioteca municipal Poeta Paulo Bomfim, a Pinacoteca, o Gabinete de Leitura e o museu Conceição de Itanhaém (antiga Casa de Câmara e Cadeia), também receberão exposições culturais sobre literatura, pintura, fotografia e cinema, respectivamente.
A inauguração do novo projeto luminotécnico ecoeficiente do convento, composto por projetores de LED de alta performance e baixo consumo de energia, capazes de gerar economia de até 60% na sua iluminação, está marcada para as 19h15. Em seguida, 300 estudantes da rede pública de ensino participantes da ação de educação patrimonial promovida pelo Programa de Iluminação Cultural nas escolas municipais da cidade promoverão cortejo até o convento.
Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, disse: “Valorizar o legado histórico de edificações emblemáticas do nosso país, apoiando o desenvolvimento socioeconômico, fortalecendo o turismo sustentável e engajando a comunidade local com atividades de educação patrimonial são os nossos principais objetivos com essa iniciativa. Queremos resgatar a memória das regiões contempladas, impulsionando a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades”.
Confira a programação:
O Programa de Iluminação Cultural em Itanhaém é uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a prefeitura e a Diocese de Santos, administradora do convento desde 1916, e parcerias técnicas com a Brasilis e a Neoluz.