Pontos em Itanhaém apresentam diferentes níveis de profundidade e rica diversidade de fauna marinha, ótimas opções para praticantes de todos os níveis
O governo do estado de São Paulo lançou, na quarta-feira (7), os programas Turismo Ferroviário e Turismo Náutico, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. O evento também marcou o lançamento de um guia digital com 99 locais de mergulho no estado, dos quais cinco se destacam em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo.
O guia Roteiros de Mergulho mapeia os melhores pontos de mergulho do litoral paulista e grandes represas no interior, uma ferramenta prática tanto para iniciantes quanto para mergulhadores experientes. A publicação traz orientações de segurança, informações sobre ecossistemas locais, mapas georreferenciados e dados sobre correntes marítimas.
Itanhaém ganha destaque com cinco pontos de mergulho, que apresentam diferentes níveis de profundidade e rica diversidade de fauna marinha, opções para praticantes de todos os níveis. Conheça cada um deles:
Saco da Banana - Profundidade: 6 a 18 metros. Este ponto apresenta fundo rochoso com várias passagens e tocas. É caracterizado por corais do tipo cérebro e baba-de-boi (Palythoa sp.), além de cardumes de pequenos peixes recifais. Ideal para mergulhadores iniciantes e treinamentos de cursos de mergulho.
Naufrágio Tocantins - Profundidade: 8 a 22 metros. Trata-se de um cargueiro brasileiro de aço e propulsão a vapor, que naufragou em 1933. O casco está bem preservado, com caldeiras intactas e rica fauna marinha ao redor dos destroços. Este ponto é popular entre mergulhadores mais experientes devido à diversidade de estruturas submersas.
Naufrágio Rio Negro - Profundidade: 8 a 30 metros. Naufrágio de um vapor de madeira que afundou em 1893 devido ao mau tempo. Está desmantelado, com caldeiras visíveis a 12 metros de distância. Correntes marítimas são comuns na área.
Ilha Queimada Pequena
Profundidade: 25 a 30 metros. Localizada a aproximadamente 22km da costa, esta ilha é um ponto rico em biodiversidade, incluindo peixes recifais, tartarugas e várias espécies de moluscos. O desembarque é proibido, e o local serve como área de procriação para aves marinhas.
Naufrágio Araponga - Profundidade: 30 a 32 metros. Este navio naufragou em 1943, após colidir com um cargueiro. Originalmente, fazia rotas de transporte entre Santos e Florianópolis. Seus destroços estão bem preservados e atraem mergulhadores que desejam explorar a história submersa da região.
O guia Roteiros de Mergulho está disponível para download (clique aqui). Para acessar estes locais, os visitantes devem respeitar as orientações que constam da Cartilha de Caracterização do Turismo Náutico e de Pesca.