NATAL 2024

Cidade do litoral sul de SP celebra Natal com tradicional presépio de areia

Esculturas confeccionadas em areia da praia serão inauguradas no dia 6 de dezembro, na praça 22 de Abril, na Boca da Barra, em Itanhaém

Redação
Publicado em 25/11/2024, às 10h28 - Atualizado às 11h11

FacebookTwitterWhatsApp
Algumas peças do presépio chegam a 2,5 metros de altura - Prefeitura de Itanhaém
Algumas peças do presépio chegam a 2,5 metros de altura - Prefeitura de Itanhaém

Tradição em Itanhaém desde 2006, o presépio de areia já está em montagem na região da Boca da Barra, com previsão de inauguração em 6 de dezembro. O evento marca o início oficial das festividades de fim de ano na cidade do litoral sul de São Paulo. 

Criada com areia da praia e  10% de cimento, a obra de arte representa a cena clássica do nascimento de Jesus. As esculturas incluem figuras como a da Virgem Maria, José, os Três Reis Magos, o Menino Jesus, além de animais como a vaca, a mula e ovelhas. Algumas peças chegam a 2,5 metros de altura e, após concluídas, recebem pintura e uma iluminação especial, que realça os detalhes e enriquece a experiência dos visitantes.

O artista responsável pelas esculturas é Ronaldo Lopes, reconhecido por sua atuação no fortalecimento da identidade cultural de Itanhaém. Entre suas criações mais conhecidas no município estão a hashtag Itanhaém, localizada também na Boca da Barra, e esculturas como Zeca Poitena (lembrado até hoje por ser um dos principais defensores da pesca artesanal na cidade); o pescador Paulo Pica-Pau; e Harry Forssell  (esportista itanhaense, nadador que, em 1932, defendeu o Brasil na Olimpíada de Los Angeles, nos EUA). Ronaldo também assina a restauração de importantes monumentos da cidade.

Presépio de areia de Itanhaém
Esculturas são feitas de areia da praia e mais  10% de cimento - Prefeitura de Itanhaém

Itanhaém é famosa pelas esculturas em areia da praia desde que foi cenário da primeira versão da novela Mulheres de Areia, na extinta TV Tupi, exibida entre 1973 e 1974, com a atriz Eva Wilma.  

O presépio de areia, além de ser uma atração natalina de destaque, simboliza a valorização da arte e da cultura caiçara. O presépio ficará em exposição na praça 22 de Abril durante a temporada de verão.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!