CONSUMO

Black Friday no litoral de SP: consumidores vão gastar por volta de R$ 350

Expectativa do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira e de que esta será a melhor Black Friday dos últimos três anos

Redação
Publicado em 22/11/2023, às 10h02

FacebookTwitterWhatsApp
Black Friday 2023 acontece na sexta-feira, dia 24 de novembro - Pexels
Black Friday 2023 acontece na sexta-feira, dia 24 de novembro - Pexels

A Black Friday 2023 acontece nesta sexta-feira, 24 de novembro. E uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) revelou que os consumidores da região pretendem gastar em média R$ 350 com as promoções. A lista de produtos desejados pelos consumidores do litoral de São Paulo e Vale do Ribeira também é diversificada. Os empresários aguardam a data com otimismo e esperam aumento nos lucros.

Segundo o levantamento, os clientes se dividem, principalmente, em dois perfis: os que irão buscar uma variedade de itens com preços mais baixos, como acessórios, roupas, calçados e perfumes (representando 41% das respostas) e aqueles que pretendem adquirir um único produto de alto valor, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos (equivalente a 38% das respostas). Já os restantes 21% ainda não definiram uma estratégia para a ocasião.

A experiência de compra nas lojas físicas ainda é a preferida pelo consumidor local, sendo a escolha de 67% dos entrevistados. Outros 29% irão optar pelo comércio on-line, enquanto 4% afirmaram não ter uma preferência definida.

"As promoções são, sem dúvida, o principal atrativo da Black Friday, mas os consumidores da nossa região também valorizam a diversidade de produtos e, acima de tudo, um atendimento de qualidade. Esse é o diferencial de ir até a loja e ter esse contato com os vendedores”, explicou o presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf.

Manequins de loja com cartazes de descontos
41% dos consumidores pretendem comprar acessórios, roupas, calçados e perfumes - Unsplash

Comerciantes preveem crescimento nos lucros 

A pesquisa também ouviu os empresários da Baixada Santista e Vale do Ribeira e a expectativa é que a Black Friday impulsione os negócios. A maioria dos comerciantes (77%) acredita que haverá um aumento nas vendas em relação ao ano passado. Dentre esses, 81% esperam um crescimento de até 5%, enquanto 11% projetam um acréscimo de, no máximo, 5%. Apenas 8% esperam chegar aos 10%. 

Aqueles que não estimam melhoria justificaram suas expectativas: 12% calculam que as vendas se manterão no mesmo nível de 2022 e 11% se preparam para uma queda no faturamento. 

"Nossos lojistas estão se empenhando para criar uma experiência especial para os clientes. Eles estão focados em oferecer preços verdadeiramente atraentes, negociando com fornecedores e incentivando seus vendedores a fazerem o mesmo com os consumidores”, complementou Assaf. 

Melhor Black Friday dos últimos três anos 

O dirigente expressou ainda o otimismo do Sincomércio para a data: “Estamos confiantes de que esta Black Friday será a melhor dos últimos três anos. Este ano vimos o nosso comércio evoluir, mesmo que moderadamente, e isso é um grande avanço. O varejo da região está vivendo uma crescente e a Black Friday será a culminação desse progresso”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 27 de outubro, com 200 comerciantes e consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!