Procon-Santos fez uma pesquisa com produtos de redes varejistas mostrando o preço de vários deles no dia 27 do mês passado; veja dicas contra golpes
A semana mais esperada do ano para muitos chegou! A Black Friday promete ser uma oportunidade para comprar aquele item que você vem "namorando" o ano todo ou mesmo já adiantar as compras de Natal. Mas o consumidor precisa ficar atento para que a Black Friday não se transforme na tão temida "Black Fraude".
Para não cair em armadilhas, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Santos, o Procon-Santos, fez uma pesquisa com produtos de redes varejistas mostrando o preço de vários deles no dia 27 de outubro deste ano.
A ideia é fazer com que o consumidor compare com os preços praticados há um mês com os da Black Friday e veja se realmente há um desconto nas vendas. A lista está disponível de forma on-line.
Além da lista com os preços, o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira, fez algumas recomendações para este período, como evitar compras por impulso, por exemplo. “Verificar sempre o planejamento familiar é importante para que não haja arrependimento”. Nas compras on-line, deve-se verificar se a empresa e o site são confiáveis.
O site deve apresentar em local de destaque os seus dados, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome da empresa”.
Desconfiar de empresas que só aceitam Pix, boletos bancários ou transferências como forma de pagamento é outro alerta do órgão de proteção ao consumidor. Também deve-se ter cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou pelas redes sociais, além de consultar sempre a página oficial da empresa.
Entre outros cuidados a serem tomados na hora da compra estão manter programas de antivírus atualizados, proteger seus dados, imprimir ou salvar documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido, se informar sobre a política de trocas da empresa e, antes de finalizar a compra, observar o valor do frete e o prazo de entrega, confirmando o preço informado no carrinho virtual.
“Nas compras feitas à distância, por telefone ou internet, o consumidor pode desistir no prazo de 7 dias, a contar da data da entrega do produto, com a devolução da quantia paga”, destacou o diretor do Procon-Santos.