Mesmo as cidades mais movimentadas do litoral de São Paulo reservam recantos mágicos, ideais para quem busca pouca agitação em períodos como o Carnaval
O contraste entre o mar esverdeado e o azul celeste é parte do cenário paradisíaco de algumas praias semidesertas do litoral paulista, autênticos refúgios para os que fogem da badalação. Fizemos uma seleção; desfrute daquela que mais vai ao encontro de seus anseios:
Praias com pouca ou nenhuma intervenção humana integram um cenário exuberante oferecido pela Mata Atlântica. Após a Serra dos Itatins, ao sul da cidade, encontram-se as mais preservadas, algumas quase desertas. Destaque para a do Costão, com muitas bicas de água natural nas encostas rochosas, pontos de partida para trilhas. As cachoeiras das Antas e Paraíso, e as corredeiras do Perequê, oferecem, para quem tem fôlego e espírito aventureiro, um espetáculo de quedas d`água cristalinas de até 6 metros de altura.
O seu lado rústico fica na Serra do Guararú, na divisa com Bertioga, representado pelas deslumbrantes praias Branca, Preta e Camburi, com acessos apenas por trilha ou barco. A primeira delas é a praia Branca, na qual o visitante tem contato com uma comunidade tradicional e pequena infraestrutura e serviços. A partir dela, pode-se acessar as desertas praias Preta e Camburi por meio de trilhas, nesta última, o banho de cachoeira compensa a caminhada. A trilha de acesso à praia Branca tem início ao lado da saída da travessia Guarujá-Bertioga, na rodovia Ariosvaldo de Almeida Viana.
Guaratuba e Itaguaré são os pontos ideais para quem quer sossego. Cercada por casas de veraneio, Guaratuba propicia pouco movimento e ambiente tranquilo. Um dos atrativos do local é a ponte sobre o rio homônimo. Itaguaré é um caso à parte. Dona de uma paisagem singular – graças ao braço do rio Itaguaré, que divide a faixa de areia ao meio -, esta praia semideserta, cercada por exuberante vegetação de restinga, possui trechos de floresta, com trilhas variadas, mangues, rio, quedas d´água e piscinas naturais. Não conta com nenhuma infraestrutura, mas, se você gosta de frutos do mar, dê um pulinho nas barracas das ostras localizadas à margem da rodovia Rio-Santos, no km 205, um pouco antes da entrada para a praia.
Um paraíso de praias exuberantes, a badalada São Sebastião também reserva recantos isolados em sua costa sul. Destaque para Paúba, que oferece diversão seja para quem gosta de ondas fortes, como para quem quer águas calmas e tranquilas; estas ficam em seu canto direito, com piscinas naturais formadas entre as pedras que protegem os banhistas da rebentação. Santiago, de areias brancas e finas, com menos de 1 quilômetro de extensão, fica a cerca de sete minutos, de carro, de Maresias, e é ideal para famílias com crianças. Por fim, entre as praias de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno, existe o acesso à trilha para Calhetas, uma caminhada de cerca de 15 minutos, em meio a eucaliptos e plantas nativas. O visual de águas verdes claras dos dois lados da praia, separados por uma pequena faixa de areia que leva a uma ilhota, é um presente para os olhos.
Conta com três praias selvagens. A praia da Freira, escondida atrás do morro do Camaroeiro, no centro da cidade, presenteia os visitantes com uma inusitada formação de pedra, que lembra freiras orando em direção ao mar. A praia Brava, no canto esquerdo da badalada Martin de Sá, pode ser alcançada a pé ou por carro. A terceira opção é a extensa praia do Capricórnio, no norte da cidade; no lado sul da praia fica a Lagoa Azul, na foz do rio Jetuba.
As maravilhas do lado norte da ilha têm acessos por barco, trilhas e carros com tração. São cenários de beleza exuberante, habitados por comunidades tradicionais, que preservam a cultural local e recebem bem os visitantes. As agências de turismo do arquipélago oferecem passeios para a maioria das 17 comunidades tradicionais de Ilhabela, entre elas: Serraria, Bonete, praia Mansa, Castelhanos, praia da Fome, Guanxumas, ilha Vitória, ilha de Búzios, Furnas, Jabaquara, Enxovas, Figueira, Saco do Sombrio, Indaiauba, Vermelha, Eustáquio e Pacuíba.
Na divisa com Caraguatatuba, a bela cidade oferece muitas praias exóticas. A das Galhetas, com areias de coloração escura, provenientes de rochas eruptivas; da Figueira, com águas cristalinas, próprias para mergulho; da Ponta Aguda, cujo nome representa o formato geográfico da costeira, e a Mansa e da Lagoa. Próxima à divisa com Paraty, uma sequência de praias intocáveis engloba Picinguaba, Fazenda, Almada, Estaleiro do Frade, Puruba e Prumirim.