A partir da balsa, rumo ao norte, se a opção for por terra, são 8 quilômetros de asfalto e outros 8 de estrada de terra batida, e muita aventura
A praia do Jabaquara, uma das poucas praticamente intocadas no litoral paulista, tem quase meio quilômetro de larga faixa de areia clara, cortada pelo rio homônimo no canto direito e um riacho, que forma uma linda lagoa, no canto esquerdo. A bela paisagem se completa com os curiosos coqueiros envergados em ângulo de 90 graus em meio a árvores.
Seja para velejadores, bikers, jeepeiros ou aventureiros de fim-de-semana, a praia do Jabaquara, no extremo norte de Ilhabela, oferece a merecida recompensa pelas horas de adrenalina enfrentadas no difícil acesso. A partir da balsa, rumo ao norte, se a opção for por terra, são 8 quilômetros de asfalto e outros 8 quilômetros de estrada de terra batida, penhascos, buracos e muita aventura. No final do percurso, na última curva da estrada, a belíssima vista panorâmica recompensa a aventura.
A claríssima água do mar é um convite para um longo banho ou um gratificante mergulho. Nas encostas, o ambiente é perfeito para essa prática. Há, inclusive, aluguel de roupas e máscaras de mergulho. Uma opção revigorante é o banho de cachoeira, que repõe as energias.
Dois restaurantes conceituados servem porções e pratos à base de peixe e frutos do mar, em ambientes harmonizados com o meio ambiente; idiomas estrangeiros são comuns no local, graças à presença maciça de turistas internacionais.
As agências e receptivos de viagem do arquipélago (há diversos) oferecem passeios diários para Jabaquara e outras praias, rumo ao norte de Ilhabela. Basta escolher o meio de transporte: jipe, escuna ou lancha.
Quem optar por jipe ou carro esportivo, acompanhará a mudança gradativa de cenário: do movimentado centro da ilha, passando pelas praias da Pedra do Sino, Armação e Pacuíba, até o sossego de praias mais afastadas, cobertas por flora da Mata Atlântica. Se a opção for por mar, a vista diferenciada é igualmente sedutora.