Apesar do anúncio, a operadora CVC ainda está na fase de cadastramento de hotéis, restaurantes, receptivos, guias e transportes da região
Após, por décadas, se recusar a criar um produto turístico reunindo os quatro municípios do litoral norte de São Paulo, agora, a CVC, maior operadora de turismo do país, anunciou que incluirá a região em sua prateleira, com pacotes turísticos que poderão durar de sete a dez dias. O público alvo será o turista que reside a poucas horas da região, especialmente da capital paulista.
Por muito tempo, prefeitos dos quatro municípios da região (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) realizaram diversos encontros com representantes da gigante do setor, para incluir os municípios em seu portfólio, mas a empresa, à época, não teria demonstrado interesse.
Mas, apesar do anúncio, a CVC ainda está na fase de captação de parcerias com receptivos, guias de turismo, restaurantes e empresas de transporte da região, para a prestação de serviços aos visitantes.
Segundo o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, parceira da CVC, serão ofertados dois pacotes turísticos, o Circuito Litoral Norte de São Paulo 7 dias e o Circuito Litoral Norte de São Paulo 10 dias. De acordo com a entidade, a iniciativa quer ampliar a oferta turística da região, O consórcio, ao ser criado, incluiu também o município de Bertioga, cidade pertencente à Baixada Santista, mas que faz divisa com o litoral norte.
Sempre com o foco de desenvolver o produto regional, aumentando o tempo de estadia e elevando o ticket médio para o ano todo, o consórcio afirma que segue seu plano anual de integração na oferta de produto e na promoção, posicionando o destino litoral norte com Sol, praia e natureza.
A combinação dos três modelos de atrativos, segundo o consórcio, resultará em possíveis atrações para diferentes perfis de visitantes, como ecoturismo, avistamento de baleias, cachoeiras, turismo náutico, birdwatching, história e cultura; gastronomia, esportes aquáticos, casamentos e eventos.
Segundo o consórcio, a intensa divulgação em mídias, feiras, capacitações, promoção on-line e melhora em toda a infraestrutura turística, a região atraiu este grande player do turismo, que pode ampliar não só o volume de turistas anuais (com taxa de ocupação média regional em 2024 de 56,44%), mas também proporcionar aumento saudável na diária média (atualmente de R$ 533,30).
Ainda de acordo com a entidade, isso deve ocorrer, pois a CVC promoverá os circuitos em novos polos emissores no quais já tem a operação aérea de retorno bloqueada. Com a operação, a operadora irá comercializar os pacotes, incluindo hospedagem, traslados, passeios e serviços receptivos, em seus canais de venda em todo o Brasil.
Segundo o gerente de Produto CVC Corp, Fabrício Romero, ter o litoral paulista como destino turístico a ser comercializado pela empresa “sempre esteve em nossas pautas”. Ele explica que o projeto, que une a iniciativa privada e governamental, com a atuação do Consórcio Circuito Litoral Norte de São Paulo, fará com que os roteiros apresentados ganhem força e posicionamento comparados com produtos de praias consolidados e localizados nas regiões Nordeste, Sul e demais regiões do Sudeste.
O Circuito Litoral Norte diz estar em fase de produção de um cadastro de fornecedores do trade turístico regional, que inclui hotéis, receptivos turísticos, transportes turísticos, restaurantes e guias de turismo locais, que tenham registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).
O presidente do Consórcio Turístico, Caio Matheus, prefeito de Bertioga, comemora a conquista. "Nosso website já conta com mais de 600 empresas locais cadastradas para apoiar agências e operadores na composição de produtos próprios. Mas, agora, contaremos com a força e experiência da CVC para operar esses produtos e facilitar sua operação em sistema e condições de pagamento”.
Após o término do período de cadastro, a lista de fornecedores será encaminhada para a diretoria de produtos da CVC, que realizará a seleção dos parceiros para a operação dos novos roteiros turísticos. Os pacotes têm previsão de lançamento para o início de 2025, antes do início da baixa temporada.
Romero acrescenta: “Estaremos com os roteiros do Circuito Litoral Norte em todos os nossos programas de viagens, e dentre eles destaco o ‘Viagem pertinho’, para clientes que moram em São Paulo, e também presente em nossos produtos aéreos através dos nossos charters, onde temos parcerias com as principais companhias aéreas, possibilitando a comercialização dos pacotes de diversas origens do Brasil e Argentina”.