Morador de Taboão da Serra, de 47 anos, tentou resgatar a filha e outra criança que foram arrastadas por corrente de retorno na praia de Cambury
Lenildo Silva
Publicado em 04/12/2024, às 11h33 - Atualizado às 11h39
Um turista de 47 anos, morador de Taboão da Serra (SP), morreu afogado na manhã de domingo (1º), quando tentava salvar a filha e outra criança que foram arrastadas por corrente de retorno na praia de Cambury, costa sul de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O afogamento ocorreu próximo a uma costeira no canto direito da praia, área devidamente sinalizada e guarnecida por guarda-vidas.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), dois guarda-vidas temporários fizeram o resgate, com apoio de um surfista e populares. As crianças foram retiradas da água com sucesso. O homem, entretanto, perdeu a consciência enquanto se segurava na prancha do surfista.
A vítima sofreu parada cardiorrespiratória e foi retirada do mar com grau 6 de afogamento, que ocorre quando o coração para de bater, ou bate de forma insuficiente, interrompendo a respiração e a consciência. Os bombeiros iniciaram manobras de reanimação na faixa de areia e utilizaram um desfibrilador; em seguida, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Boiçucanga pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), onde o óbito foi confirmado. Segundo o GBMar, o resgate mobilizou cinco profissionais e uma viatura especializada.
Ainda de acordo com o GBMar, no sábado (30), o litoral norte de SP registrou 10 ocorrências de afogamento, sem óbitos: quatro em Ubatuba, quatro em São Sebastião e outras duas em Caraguatatuba e Ilhabela, respectivamente. Já no domingo, foram cinco ocorrências de afogamento em São Sebastião, com um óbito, e uma em Ubatuba, sem vítima.
Lenildo Silva
Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio