AFOGAMENTO NO LITORAL

Criança fica 5 minutos submersa em piscina e é salva por bombeiros em Bertioga

Vítima, em parada cardiorrespiratória, foi salva após 20 minutos de manobras de reanimação; jovem de 20 anos morre afogada em praia

Lenildo Silva
Publicado em 02/12/2024, às 13h36 - Atualizado às 14h16

FacebookTwitterWhatsApp
Ocorrência foi atendida pelo cabo Ferreira, soldado S. Santos e  soldado Roniel - Cristiano Ferreira
Ocorrência foi atendida pelo cabo Ferreira, soldado S. Santos e soldado Roniel - Cristiano Ferreira

Uma criança de três anos foi resgatada em estado crítico de afogamento, classificado como grau 6, na piscina de uma casa de veraneio no bairro Indaiá, em Bertioga, litoral de São Paulo. O acidente ocorreu na noite de sábado (30); a vítima ficou submersa por cerca de cinco minutos antes de ser retirada da água pelos familiares e receber atendimento emergencial.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a criança foi retirada da água pelo tio, que é policial militar de São Paulo, antes da chegada da equipe de socorro. Uma equipe do 6º Grupamento de Bombeiros de Bertioga foi acionada por meio do 193 e, ao chegar no local, os agentes iniciaram manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

O procedimento durou aproximadamente 20 minutos, durante os quais o menino permaneceu em parada cardiorrespiratória (PCR), que ocorre quando o coração para de bater, ou bate de forma insuficiente, interrompendo a respiração e a consciência. A equipe responsável pelo resgate era integrada pelo cabo Ferreira, soldado S. Santos e soldado Roniel. Os profissionais conseguiram estabilizar a vítima, que foi encaminhada ao hospital para acompanhamento médico.

Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do hospital municipal de Bertioga, a criança deu entrada no hospital na noite de sábado, recebeu atendimento imediato e, no dia seguinte, foi transferida para o hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.

Morte por afogamento

Também em Bertioga, outro caso de afogamento ocorreu no domingo (1º). A jovem Giovanna de Freitas Castro, de 20 anos, natural de Brasília de Minas (MG), morreu afogada na praia de Guaratuba, em frente ao hotel Costa do Sol. A equipe do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foi acionada após banhistas apontarem o local do afogamento. Apesar dos esforços para reanimar a vítima na faixa de areia e durante o transporte para a UPA, o óbito foi constatado.

De acordo com o GBMar, no sábado, houve mais três salvamentos nas praias de Bertioga. Entre 1º janeiro e 24 de novembro deste ano, 96 pessoas perderam a vida no litoral de São Paulo, nas regiões da Baixada Santista e litoral norte.

Para mais conteúdos:

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!