CRIMINALIDADE NO LITORAL

Suspeito de comandar armamento do PCC é preso durante 'soneca' em Santos

Possível armeiro da facção foi preso enquanto dormia com o comparsa dentro de carro; dupla foi presa por tráfico, posse de arma e crime organizado

Redação
Publicado em 26/01/2024, às 15h22 - Atualizado às 16h01

FacebookTwitterWhatsApp
Suspeito seria um 'estudioso' de material bélico e um 'cara muito forte no PCC', diz Polícia Civil - Divulgação Polícia Civil
Suspeito seria um 'estudioso' de material bélico e um 'cara muito forte no PCC', diz Polícia Civil - Divulgação Polícia Civil

Um jovem de 22 anos, suspeito de ser integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e comandar o armamento da facção na Baixada Santista, foi preso em flagrante enquanto dormia dentro de um carro próximo ao local onde mora, em Santos. Um dos responsáveis pela investigação afirmou à imprensa, que o armeiro 'era um cara muito forte no PCC'.

Segundo informou a Polícia Civil, a equipe se dirigiu ao imóvel situado no Caminho São Jorge, no bairro Caneleira, para cumprimento de mandado de busca e apreensão, na manhã de quarta-feira (24). A investigação revelou que o suspeito era responsável pelo armazenamento, compra e venda de armas de fogo, além de pequenos reparos, uma vez que ele seria um 'estudioso' de material bélico.

A equipe de investigações do 5º Distrito Policial de Santos conseguiu levantar o local onde o armeiro do PCC poderia estar escondido e montou uma operação para prendê-lo. No local, além da casa, funcionava um depósito de material de construção e estacionamento de caminhões.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, durante as buscas realizadas no imóvel foram encontrados quatro carregadores de pistola 9mm municiados, com um total de 93 cartuchos; dois porta-carregadores de pistola; um equipamento denominado Kit Roni (para transformar uma pistola em arma longa) com acessório de mira; dois coletes balísticos; seis  acessórios para armamento; um pistola Glock calibre 9mm municiada com 15 cartuchos e com lanterna tática acoplada; 30 estojos (cartuchos deflagrados) de calibre 9mm; um cartucho calibre .40; cinco aparelhos celulares; duas máquinas de cartão; um lanterna; um aparelho de comunicação tipo HT; duas mochilas; um logotipo da Polícia Civil em velcro e seis pares de luva.

No endereço, os policiais se depararam, ainda, com uma adolescente, que, após insistência dos investigadores, admitiu ser companheira de um dos suspeitos, mas negou que ele estivesse no local. No entanto, ao se dirigiram à parte externa do imóvel, os policiais  avistaram um veículo estacionado na área de caminhões.

Os policiais encontraram o integrante da facção dormindo dentro do veículo, junto com um outro suspeito de 24 anos que, segundo as investigações, seria responsável por participar de assaltos com o comparsa. Eles alegaram que estavam apenas descansando no veículo e negaram a propriedade dos objetos apreendidos.

Em revista no veículo, foram encontrados, ainda, seis cartuchos 9mm no porta-malas, além de resquícios de pó branco, característicos do transporte de cocaína. Ambos foram presos por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por integrar organização criminosa; seguem à disposição da justiça.

Veja o vídeo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!