SILÊNCIO!

Santos inicia operação contra escapamentos barulhentos em motos

Ação executada no sábado (6), em conjunto com a Polícia Militar, visa coibir poluição sonora e aumentar segurança viária

Redação
Publicado em 14/04/2025, às 11h34

FacebookTwitterWhatsApp
Ocorreram 17 abordagens no Quebra-Mar e cinco no Marapé - Divulgação/Prefeitura de Santos
Ocorreram 17 abordagens no Quebra-Mar e cinco no Marapé - Divulgação/Prefeitura de Santos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, no litoral paulista, colocou em prática uma operação de fiscalização para combater o uso de escapamentos barulhentos em motocicletas, na madrugada de sábado (6). Em conjunto com a Polícia Militar, a ação teve como foco dois pontos da cidade frequentemente citados em reclamações de moradores: o bolsão Novo Quebra-Mar, no José Menino, e a subida do morro do Marapé.

A operação resultou em duas autuações por escapamentos irregulares, com o objetivo de garantir o sossego público, reduzir a poluição sonora e aumentar a segurança viária. Ocorreram 17 abordagens no Quebra-Mar e cinco no Marapé. Flávio Brito, diretor operacional da CET-Santos, afirma que esta operação representa um passo importante, como uma resposta efetiva às reclamações da população e coibição às práticas que comprometem a segurança e o bem-estar na cidade.

Durante as abordagens, os agentes da CET verificaram a regularidade dos veículos e dos condutores, utilizando sistemas informatizados e decibelímetros para medir o nível de pressão sonora emitido pelos escapamentos. Os limites permitidos seguem os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Conduzir motocicleta com descarga livre ou silenciador defeituoso é considerada infração grave, de acordo com o artigo 230, inciso 11, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo até a regularização do equipamento. A CET-Santos informou que continuará com operações semelhantes em diferentes pontos da cidade, em parceria com os órgãos de segurança pública.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!