OLHA O GOLPE

Prefeitura de Bertioga alerta empresas sobre golpe do falso alvará

Golpistas enviam e-mails falsos para alegar irregularidades no alvará e exigem pagamentos indevidos; Fazenda reforça cuidados aos empresários

Redação
Publicado em 05/12/2024, às 16h23 - Atualizado às 16h54

FacebookTwitterWhatsApp
Notificações fraudulentas incluem ameaças de multas e interdição temporária por não pagamento - Foto: Unsplash
Notificações fraudulentas incluem ameaças de multas e interdição temporária por não pagamento - Foto: Unsplash

A prefeitura de Bertioga, no litoral de São Paulo, emitiu alerta, nesta semana, sobre um golpe cujo alvo são os empresários da cidade. De acordo com a administração municipal, golpistas enviam e-mails falsos com a alegação de irregularidades no Alvará de Funcionamento das empresas e solicitam pagamentos para regularização.

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, as notificações fraudulentas incluem ameaças de multas e interdição temporária das empresas, caso o pagamento não seja efetuado. Os e-mails fornecem links para supostos detalhes das irregularidades, que podem levar as vítimas a sites maliciosos, ou à transferência de valores para contas dos golpistas.

A administração municipal informou que não envia notificações desse tipo por e-mail, e orienta a população a desconfiar de mensagens com domínios não institucionais, ou com brasões que não sejam os oficiais. Além disso, alerta para o risco de acessar links ou arquivos desconhecidos contidos nesses e-mails.

Para evitar cair no golpe, a fiscalização tributária recomenda que os empresários verifiquem informações diretamente com a Secretaria da Fazenda, por meio dos canais oficiais, como o site e os telefones 3317 8030 e 3317 8037.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!