Iniciativa da Fundação Florestal visa aproximar a população das unidades de conservação, principalmente, no período de férias de verão
As trilhas de Bertioga, no litoral paulista, poderão ser conhecidas mais a fundo neste verão, por meio do programa Férias no Parque, iniciativa da Fundação Florestal, gestora de unidades de conservação do estado. Os interessados em participar devem se apressar, porque a primeira atividade ocorre no dia 18 de dezembro.
Nesta edição, a programação foi denominada Os 5 Sentidos na Mata Atlântica, e cada atividade remete a um dos sentidos, a começar pela audição. Em a Melodia dos Ecossistemas: Escutando os Sons da Natureza, os participantes são estimulados a identificar e valorizar os diferentes sons na trilha terrestre do rio Jaguareguava. A ação, no dia 18, será das 9h às 13 horas, com a disponibilidade de 20 vagas destinadas ao público em geral.
A visão será bem exigida no passeio Cogumelos à Vista: Um Olhar Atento ao Reino Oculto, em que todos são convidados a estimular a percepção dos pequenos elementos, também na trilha terrestre do rio Jaguareguava. O foco é conhecer a diversidade de exemplares do reino fungi. Como todas as demais, a visita será acompanhada de monitores ambientais, e será o segundo da programação, no dia 8 de janeiro, das 9h às 13 horas, também limitada a 20 participantes.
O tato é explorado em Arte no Mato: Despertando a Criatividade com a Natureza. É uma oportunidade de estabelecer contato com a natureza com atividades manuais criativas, por meio de suas diferentes texturas e formas. A ação, com limite para 20 participantes de todas as idades, está programada para o dia 22 de janeiro, das 9h às 12 horas, no Vale Verde.
A programação é fechada com o paladar e o olfato, que serão instigados em Essência das Flores: Os Perfumes e Sabores da Natureza, no dia 29 de janeiro, das 9h às 14 horas, na trilha do Guaratuba. Nela, 20 participantes poderão explorar a conexão entre o paladar e o olfato na natureza, assim como a importância das flores e frutos na polinização.
Os interessados devem efetuar a reserva pelos sites do calendário de ingressos on-line do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb) e Parque Estadual da Serra do Mar (Pesm).
Para evitar acidentes e reduzir o impacto ambiental, é obrigatório que as visitas às trilhas de Bertioga, exceto a de Itaguaré, sejam feitas com monitores ambientais cadastrados. O contato pode ser feito diretamente com a Fundação Florestal, responsável pelo Perb e Pesm, pelo (13) 3317 2094, e com as operadoras autorizadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco), pelo (13) 99728 9614, e pela Associação de Monitores Locais de Bertioga (Amolb), no (13) 99693 7598.
O contato também pode ser feito pelo perfil do Instagram do Parque Estadual Serra do Mar @pesmbertioga ou do Parque Restinga de Bertioga @parquerestingadebertioga.