Reforços de policiais militares e GCMs atuarão em ruas e praias da cidade até o Carnaval; operação começa na segunda-feira (16)
A cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, inicia, na segunda-feira (16), a Operação Verão2024/25, que contará com cerca de 400 agentes, incluindo guardas civis municipais (GCMs), guarda-vidas e policiais militares, até o Carnaval. De acordo com a administração municipal, a ação ocorre em parceria com o governo estadual, e o reforço inclui 212 policiais militares, entre oficiais, cabos de infantaria, rodoviários e guardas-vidas temporários. Além disso, a cidade formou, recentemente, 38 novos guardas-vidas, capacitados pelo GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), para garantir a segurança nas praias.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade afirmou que a 'Operação Jet', do Departamento de Operações Ambientais (DOA), será reforçada e deve atuar nesta temporada em cooperação com a Marinha do Brasil, para orientação e fiscalização do uso de motos aquáticas.
Já as ações para coibir som alto nas praias também estão previstas, e serão realizadas em conjunto com fiscais de postura e a Polícia Militar. Ainda de acordo com a pasta, a GCM estará disponível 24 horas pelo telefone 153, oferecendo suporte em emergências e denúncias. A cerimônia de abertura será realizada no alojamento municipal José Aparecido Ribeiro, no bairro Indaiá.