Celulares recuperados na Operação Big Mobile, no litoral de SP e Vale do Ribeira, representam cerca de metade do total apreendido em todo o estado
Uma megaoperação da Polícia Civil resultou na recuperação de 4.625 celulares, na Baixada Santista e Vale do Ribeira. A ação, batizada de Operação Big Mobile, foi deflagrada na segunda-feira (10), e contou com a participação de 315 policiais civis, que percorreram diversos estabelecimentos comerciais em busca de aparelhos sem procedência. As apreensões na região representam 42,8% do total recuperado em todo o estado, que foi 10.520.
As cidades de Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga registraram os maiores números, com 3.401 celulares recuperados. Praia Grande e São Vicente tiveram 188 apreensões, enquanto Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe totalizaram 865. No Vale do Ribeira, Jacupiranga teve 153 celulares recolhidos, e Registro, 18. Durante a operação, sete pessoas foram presas em flagrante. Além dos aparelhos intactos, os agentes encontraram carcaças, telas e celulares danificados, o que pode indicar um esquema de desmontagem para venda de peças, segundo aponta a investigação.
A Polícia Civil informou que a megaoperação, comandada pelo Deinter 6 (Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior), já devolveu 47 celulares aos donos, e o próximo passo é identificar os proprietários dos demais celulares apreendidos.