Operação Emergentes cumpre mandados em cidades do interior paulista, dos estados do Paraná e Santa Catarina e em Portugal
Rodrigo Florentino
Publicado em 11/03/2025, às 09h06 - Atualizado às 13h12
A Polícia Federal de Santos deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Emergentes contra um grupo que transportava entorpecentes em cascos de navios, com participação de mergulhadores. Mandados foram cumpridos em Santos e Guarujá, no litoral de SP, além de cidades do interior paulista, dos estados do Paraná, Santa Catarina e em Portugal. O grupo é investigado por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Ao todo foram cumpridos sete mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão. Entre eles, está o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão na Vila de Alcochete, na cidade de Lisboa em Portugal. No país lusitano, foram apreendidos cerca de trinta mil euros em espécie e armas de fogo.
Já no Brasil, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, joias, cinco veículos, uma arma de fogo, entre outros objetos de interesse da investigação. Houve também determinação de sequestro e bloqueio de bens e valores. cumprimento de busca e apreensão e de prisão.
A Operação Emergentes é derivada da Operação Sólidis, deflagrada pelo Gaeco e Ministério Público em dezembro de 2021, a partir da prisão em flagrante de indivíduos pelo crime de tráfico internacional de drogas, no Espírito Santo. Entre os envolvidos, estava aquele que é considerado líder da organização criminosa. Também foram pedidos bloqueio e sequestro de bens e valores. A PF informou que os resultados da operação serão divulgados ao longo do dia.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)