ATENÇÃO BANHISTAS

Óbito por afogamento e 69 resgates marcam último fim de semana do ano no litoral de SP

Guarda-vidas salvaram 69 banhistas em processo de afogamento em praias do litoral norte e Baixada Santista; óbitos no mar subiram 24%

Lenildo Silva
Publicado em 30/12/2024, às 11h58 - Atualizado às 12h07

FacebookTwitterWhatsApp
Dados do GBMar apontam para aumento de 24% nas mortes por afogamento em 2024 - Divulgação GBMar
Dados do GBMar apontam para aumento de 24% nas mortes por afogamento em 2024 - Divulgação GBMar

O litoral de São Paulo registrou uma morte e 69 salvamentos por afogamento, entre os dias 27 e 29 de dezembro de 2024, de acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). A ocorrência mais grave ocorreu no Balneário Araçá, em Ilha Comprida, no litoral sul do estado.

O turista, morador de Piracicaba, no interior de SP,  entrou em processo de afogamento próximo à praia, onde a água estava na altura da cintura. Ele foi resgatado pelos guarda-vidas com grau 6 de afogamento (PCR) e recebeu os procedimentos de reanimação ainda na praia. A vítima, identificada como Marcelo Simonato, de 42 anos, não resistiu e faleceu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.

Em Ubatuba, no litoral norte de SP, 21 ocorrências de processos de afogamento foram contabilizadas no período, quando 32 banhistas foram salvos por guarda-vidas. Uma das ações mais complexas aconteceu na praia das Toninhas, na qual quatro crianças de 10 a 14 anos foram resgatadas por uma equipe integrada, que contou com o helicóptero Águia, da Polícia Militar.

Os banhistas foram arrastados por  forte correnteza em área de perigo, e o auxílio do helicóptero, juntamente com guarda-vidas em terra, garantiu o salvamento dos menores que não registraram grau de afogamento. As crianças, turistas do Mato Grosso do Sul, ficaram sob os cuidados dos responsáveis após o resgate. Os dados do GBMar apontam para aumento de 24% nas mortes por afogamento, no litoral de São Paulo;  em 2024, foram registrados mais de 100 óbitos, entre janeiro e dezembro. Em 2023, esse número foi de 82 no mesmo período.

Para mais conteúdos:

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!