RESGATE

Quatro crianças são salvas de afogamento por helicóptero da PM no litoral paulista

As vítimas, com idades entre 10 e 14 anos, foram vistas pela tripulação do Águia 7, quando patrulhavam a praia

Reginaldo Pupo
Publicado em 28/12/2024, às 14h33 - Atualizado às 15h04

FacebookTwitterWhatsApp
SSP-SP não informou o estado de saúde das crianças nem se foi necessário encaminhá-las ao pronto-socorro - Divulgação/PMSP
SSP-SP não informou o estado de saúde das crianças nem se foi necessário encaminhá-las ao pronto-socorro - Divulgação/PMSP

Quatro crianças, com idades entre 10 e 14 anos, foram resgatadas por um dos helicópteros Águia, da Polícia Militar, quando estavam em situação de possível afogamento na praia das Toninhas, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, na tarde da última sexta-feira (27). Elas foram salvas pela aeronave, que patrulhava a orla, após serem identificadas em situação de risco pela tripulação.

A praia é considerada tranquila, mas, muitos banhistas são pegos de surpresa pelas correntes de refluxo, formadas quando a água do mar é empurrada acima do nível médio do mar pelas ondas que quebram, e depois é empurrada de volta pela gravidade. Após os tripulantes perceberem o risco, posicionaram o Águia 7 de forma estratégica, a certa distância das vítimas, para que dois guarda-vidas pudessem se atirar ao mar e iniciar os procedimentos de resgate com uma rede preparada para situações semelhantes, em forma de puçá.

Já na faixa de areia, outra equipe se posicionou para prestar os primeiros atendimentos às crianças. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as quatro vítimas foram resgatadas com sucesso e levadas em segurança até a praia, onde receberam atendimento, no entanto, não informou o estado de saúde delas, nem se houve necessidade de encaminhá-las ao pronto-socorro municipal. 

Zero afogamentos e óbitos

Em todo o município, durante o feriado de Natal, foram realizados 23 salvamentos, o maior número registrado na região do litoral norte; São Sebastião foram oito vítimas salvas e Ilhabela, uma. Na cidade de Caraguatatuba, não houve registro de afogamentos ou óbitos durante o período, segundo o SGBMar (Subgrupamento de Bombeiros Marítimos). O índice zero também foi registrado em  Bertioga, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida. 

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!