RESGATE NO MAR

Policial militar salva turista de afogamento na praia da Enseada em Bertioga

Soldado PM Souza realizou resgate heróico durante patrulhamento da Operação Verão; guarda-vidas completou salvamento com apoio da corporação

Lenildo Silva
Publicado em 27/12/2024, às 10h09 - Atualizado às 10h34

FacebookTwitterWhatsApp
PM Souza e o guarda-vidas Rêne salvaram a vida da banhista - Reprodução/PM
PM Souza e o guarda-vidas Rêne salvaram a vida da banhista - Reprodução/PM

Um policial militar da Operação Verão salvou a vida de uma mulher de 29 anos, vítima de afogamento na praia da Enseada, em Bertioga, no litoral de São Paulo. A turista, natural de São Paulo, foi socorrida pelo soldado Souza, da segunda classe, que patrulhava a orla da praia com a guarnição quando foi acionado por populares, na tarde de quarta-feira (25), feriado de Natal.

Ao perceber a gravidade da situação, o PM retirou o colete e objetos pessoais e entrou no mar de farda para resgatar a vítima. A ação ocorreu próximo ao Forte São João, e a rapidez do atendimento surpreendeu moradores e turistas que presenciaram o afogamento. Segundo relatos, as filhas da mulher aguardavam na areia, apreensivas.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o policial Souza contou que o sucesso do resgate deveu-se às  técnicas aprendidas durante a formação para salvar vidas. “Fomos solicitados por banhistas, pois uma banhista se encontrava em afogamento. Ela se encontrava inconsciente no mar, consegui arrastar ela até a beira. Aprendemos diversas técnicas durante o nosso curso de formação de soldados e isso me ajudou a salvar essa vida”.

De acordo com o tenente Guilherme Vegse, comandante da Estação de Bombeiros Guarda-Vidas de Bertioga, o resgate contou com a colaboração do guarda-vidas Renê, escalado na região da ocorrência. “O policial chegou primeiro e manteve a vítima na superfície. O guarda-vidas foi até o local e realizou a retirada definitiva da vítima”, explicou.

Ainda segundo o comandante, o episódio reforça a importância de cuidados ao entrar no mar, principalmente, em locais com correntes de retorno. Ele alertou para que banhistas procurem sempre praias monitoradas por guarda-vidas e fiquem atentos às placas de sinalização e evitem  entrar na água após consumir bebidas alcoólicas.

Para mais conteúdos:

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!