MORTE SUSPEITA

Morre idoso preso por tentativa de estupro contra PCD, em Bertioga

Acusado teria sofrido queda em cela da Cadeia Pública de Guarujá; ele estava internado no hospital Santo Amaro e teve morte confirmada ontem (12)

Lucas Santos
Publicado em 13/11/2024, às 11h41

FacebookTwitterWhatsApp
Acusado teve parada cardiorrespiratória, segundo o hospital Santo Amaro - Reprodução
Acusado teve parada cardiorrespiratória, segundo o hospital Santo Amaro - Reprodução

Um aposentado de 67 anos, preso por tentativa de estupro contra pessoa com deficiencia (PCD), na quarta-feira (6), em Bertioga, no litoral paulista, morreu na tarde de terça-feira (12). Identificado como Damião Lopes de Vasconcelos, ele estava preso preventivamente na Cadeia Pública de Guarujá.   

No boletim de ocorrência, ao qual nossa equipe teve acesso, consta que Damião teria sofrido queda na cela. Ele foi encaminhado à UPA Guarujá e, posteriormente, ao hospital Santo Amaro, que informou que ele teve parada cardiorrespiratória. No prontuário, foi constatado um traumatismo cranioencefálico grave.

Por meio de nota, a prefeitura de Guarujá informou que o paciente foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento Dr. Matheus Santamaria (UPA Rodoviária), por ter sofrido uma queda, com suspeita de trauma cranioencefálico (TCE). "Foi realizada uma tomografia, na qual foi constatada hemorragia intracraniana. O paciente foi transferido com vaga zero ao Hospital Santo Amaro (HSA)".

O aposentado também havia sido agredido por populares na quarta-feira (6), entretanto, ainda não há confirmação de que o traumatismo tenha sido causado por essas agressões ou pela queda na cela. 

Questionada sobre o que teria ocorrido na cadeia, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), informou que casos sobre penitenciárias públicas são de responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A pasta informou que a corregedoria da instituição instaurou uma apuração preliminar e investiga os fatos. O caso foi registrado como morte suspeita, na Delegacia de Polícia do Guarujá.

Entenda o caso

A mãe de uma pessoa com deficiência (PCD) relatou, em boletim de ocorrência, que o filho teria sido convidado para um encontro sexual com Damião, por telefone, na quarta-feira (6), no bairro Maitinga. Entretanto, o jovem de 29 anos seria incapaz de entender a situação, por causa da deficiência.

A irmã da vítima afirma ter visto o momento no qual ele entrou em uma vegetação com o acusado, mas saiu logo em seguida. Em conversa com a mãe e a irmã, a vítima contou que teve suas calças abaixadas e a genitália tocada. Indagado pelos policiais militares, ele não conseguiu explicar a situação, e foi encaminhado ao pronto-socorro municipal para fazer exames. Já Damião disse ter tido relações sexuais com o jovem duas vezes, mas que nada havia ocorrido naquele dia.

Damião afirmou ainda que estava na praia, no bairro Vista Linda, quando foi agredido por populares. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o momento em que ele está no chão, ensanguentado, enquanto a população o impede de se levantar. Depois de encaminhado ao pronto-socorro, o homem foi detido em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva; ele foi conduzido ao Cadeia Pública de Guarujá de Guarujá.

O caso foi registrado como tentativa de estupro de vulnerável, na Delegacia de Polícia de Bertioga.

Para mais conteúdos

Lucas Santos

Lucas Santos

Estudante de Jornalismo Digital na Uniasselvi

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!