TEMPORADA

Bertioga contará com reforço de quase 250 policiais durante o verão

Mudanças anunciadas durante o lançamento da Operação Verão, ainda não detalhadas, preocupam a prefeitura a respeito da segurança fora da temporada

Redação
Publicado em 19/12/2023, às 13h59 - Atualizado às 14h48

FacebookTwitterWhatsApp
Edição da Operação Verão será a maior da história da Baixada Santista - Reprodução/TV Cultura Litoral
Edição da Operação Verão será a maior da história da Baixada Santista - Reprodução/TV Cultura Litoral

O litoral paulista terá a segurança pública reforçada durante toda a temporada com a Operação Verão, lançada na segunda-feira (18). Na ocasião, foi anunciado que Bertioga receberá, nos próximos dias, cerca de 250 policiais para integrar o efetivo até o Carnaval, e que toda a região da Baixada Santista será contemplada com aumento no efetivo, após esse período. A informação, ainda pouco detalhada pelo governo do estado, não foi imediatamente comemorada, mas recebida com cautela pela municipalidade.  

Durante o lançamento, o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que esta é a maior Operação Verão da história da Baixada Santista, com 5,5 mil policiais, dos quais 3.108 policiais militares, distribuidos entre o litoral norte e o litoral sul, além do emprego de 377 viaturas, três aeronaves, embarcações e drones.

“Nós estamos inovando na gestão, investindo em tecnologia, pois a defasagem de efetivo é muito grande, e demos celeridade no concurso que estava em andamento. Então, é dessa maneira que, terminando a Operação Verão com o fim do Carnaval, nós teremos o aumento real de efetivo e por conta das duas companhias: Companhia de Força Tática de Guarujá e a Companhia do Baep de Santos, que ficará sediada em Guarujá; então, [sic] pode chegar até 300 policiais militares. Esse aumento de efetivo, junto com a parceria e o trabalho da Polícia Civil, certamente nós traremos mais segurança pública para a nossa Baixada”, apontou Derrite em entrevista coletiva.

No evento, Derrite inaugurou a Companhia da Força Tática do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), no Guarujá, que contará com 97 policiais e 29 viaturas, em atendimento  aos municípios de Cubatão, Guarujá e Bertioga. Anteriormente, havia um pelotão do 21º BPM/I em cada município;  agora, torna-se uma companhia. Segundo a Secretaria da Segurança, houve apenas remanejamento interno no batalhão.

O secretário explicou que, quando o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) foi criado, em Santos, as companhias de Força Tática dos batalhões da Baixada Santista foram “enxugadas”, e será feito um “movimento contrário”, com a manutenção do Baep e criação de  companhias de Força Tática onde não existiam. “Nós vamos manter o reforço do policiamento, pois vai ter aumento real de policiamento aqui. É uma Companhia de Força Tática, uma companhia do Baep aqui em Guarujá. A gente está falando de mais de 250 policiais, que vão aumentar definitivamente o efetivo aqui em Guarujá”, anunciou na cidade vizinha.

Na mesma ocasião, foi assinada a criação da 4ª Companhia Náutica do 2º Baep de Santos, com o objetivo de reforçar o policiamento náutico na região. Também para essa companhia será feito remanejamento de policiais, que terá 44 agentes.

Cautela

Durante entrevista ao programa De Frente com Zaidan, da Rádio Praia FM, o prefeito Caio Matheus comentou esse aumento de efetivo permanente para a região anunciado pelo governo do estado. “Estamos querendo entender melhor ainda. Estou um pouco preocupado do ponto de vista de desguarnecer o pouco efetivo que temos da PM ao longo do ano, para formar tático, que pega um pouco de Bertioga, de Guarujá, mas o tático vai funcionar mais para o Guarujá. Nos preocupa isso aí, e vou ficar em cima disso, porque não adianta descobrir aqui para cobrir lá”, disse.

Para a temporada, o prefeito disse estar confiante com o reforço que, além dos agentes de segurança, conta também com mais equipamentos. “Posso dizer que este é um dos anos em que houve maior fortalecimento por parte do governo do estado, até porque, não só o aumento de efetivo extra na operação verão, como também vieram mais viaturas. [...] Entre o efetivo fixo e o que começou a chegar, vamos ter 400 homens e mulheres de forças de segurança”, apontou.

O efetivo da Operação Verão é mantido pela prefeitura de Bertioga com acomodações e alimentação durante toda a ação. Presente na cidade durante a cerimônia, o deputado estadual Capitão Telhada (PP) comentou a importância da destinação de policiais para a região na temporada, que chega a receber até 9,5 milhões de turistas, e o tratamento dado aos agentes de segurança no período. “Parabenizo o prefeito de Bertioga Caio Matheus, por toda a recepção estrutural, quartos com ar-condicionado, condição de refeitório, alimentação, muito decentes para que a tropa da polícia que vem de todos os cantos do estado seja bem recepcionada aqui e, lógico, que ano que vem queiram voltar para trabalhar em Bertioga, porque o prefeito vai fazendo aqui uma legião de fãs”, afirmou o deputado. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!