MAIS SEGURANÇA

Governo Ademário investe em centro operacional para reforço na segurança

Central de monitoramento com mais de 230 câmeras foi instalada no prédio da Guarda Civil Municipal; outras mil câmeras serão adquiridas

Redação
Publicado em 19/12/2023, às 09h06

FacebookTwitterWhatsApp
Centro Operacional de Cubatão funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana - Divulgação: Prefeitura de Cubatão
Centro Operacional de Cubatão funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana - Divulgação: Prefeitura de Cubatão

Mais de 230 câmeras de alta resolução foram instaladas nas principais vias de acesso, ruas e avenidas, além de prédios públicos, rodovia, zona industrial e no Jardim Casqueiro, em Cubatão. Tudo isso para reforçar a segurança. Todas elas são monitoradas no Centro Operacional de Cubatão (COC) instalado no prédio da Guarda Civil Municipal.

A abertura do COC foi nesta segunda-feira (18). Participaram da inauguração o prefeito Ademário Oliveira, autoridades do poder Executivo e Legislativo, representantes das Polícias Civil e Militar, Ministério Público e também de indústrias do polo.

“Este é um momento histórico para Cubatão e traduz o novo momento de cidade que vivemos, com uma segurança pública robusta, inteligente. O objetivo deste COC é oferecer mais segurança às pessoas, inibir a criminalidade, colaborar com as autoridades policiais. Funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana”, explicou o prefeito Ademário Oliveira.

De acordo com o chefe do Executivo, uma nova licitação já está em curso para adquirir outras mil câmeras que estarão espalhadas por todo o município. Pensando também na qualidade, os equipamentos funcionam por meio de fibra ótica e garantem a rapidez na transmissão das imagens.

Prefeito Ademário Oliveira explica que em breve, mais 1000 câmeras serão instaladas
Prefeito Ademário Oliveira durante inauguração do COE; mais 1.000 câmeras  - Divulgação: Prefeitura de Cubatão

O Centro Operacional de Cubatão é fruto de um termo de ajustamento de conduta (TAC) junto à empresa Cesari e o investimento é de R$ 3 milhões. A definição do projeto foi indicada pelo Ministério Público.

O secretário de Governo, César Nascimento também ressaltou a importância do novo espaço que conta com imagens compartilhadas com a Ecovias, indústrias, departamento de trânsito e espaços particulares, por meio do projeto “Segurança Solidária”. “O COC também tem papel fundamental em ações de força-tarefa e elaboração de estratégias para gestão de crise. Por isso, foi criada uma sala de reuniões ao lado, com vidro para visualização da Central, possibilitando um trabalho integrado”, destacou.

Somente na área turística, junto ao píer do Casqueiro, estão instaladas mais de 20 câmeras. O projeto é bem moderno e tem softwares que auxiliam no trabalho de prevenção e policiamento ostensivo, como a identificação de placas de veículos, tudo interligado com o banco de dados da polícia. Além disso, há um disparo de alarme de ações não previstas em horários diferenciados.

COE Cubatão
Centro Operacional de Cubatão vai funcionar 24 horas por dia - Divulgação: Prefeitura de Cubatão

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Pedro de Sá, explicou como será o trabalho dentro do COC. “Tenho um mesmo GCM acompanhando 10 espaços públicos ao mesmo tempo e, com isso, aumentamos a eficácia do policiamento sobre situações suspeitas, danos ao patrimônio. Permite também que a Polícia Militar e a Guarda Civil possam agir rapidamente”, explicou.

O comandante da 4ª Cia da Polícia Militar, capitão Elizardo Mattos ressaltou a importância do local. “O sistema do Centro Operacional é considerado um salto na segurança pública da cidade e será uma ferramenta excelente que ajuda no monitoramento do trânsito na cidade e nas rodovias, bem como repressão ao crime”.

O delegado titular de Cubatão, dr. Fábio Guerra também espera que as imagens possam ajudar a esclarecer eventuais crimes. “As imagens obtidas pelas câmeras do COC poderão ser armazenadas, servindo, inclusive, de provas para processos de investigação da Polícia Civil”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!