PREPARATIVOS

Cidade do litoral sul de SP planeja ações para a temporada de verão

Prefeitura de Itanhaém está planejando ações de segurança, zeladoria, saúde, assistência social, apoio ao comércio, além de uma programação especial

Redação
Publicado em 19/12/2023, às 10h15

FacebookTwitterWhatsApp
Itanhaém contará com o reforço de 170 policiais militares da Operação Verão - Prefeitura de Itanhaém
Itanhaém contará com o reforço de 170 policiais militares da Operação Verão - Prefeitura de Itanhaém

Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, está em plenos preparativos para a temporada de verão. A prefeitura da cidade divulgou que está organizando ações conjuntas, visando garantir a segurança, zeladoria, saúde, assistência social, apoio ao comércio, além de uma programação repleta de esportes, cultura, lazer e atrações turísticas.

Na sexta-feira (15), o prefeito Tiago Cervantes realizou uma reunião intersetorial com as principais áreas do governo para alinhar algumas iniciativas.

Na segurança, o destaque fica para a Operação Verão, iniciada em todo o litoral paulista ontem (18) e que segue até 23 de fevereiro. Itanhaém contará com o reforço de 170 policiais militares e base de uma unidade do helicóptero Águia da Polícia Militar. Além disso, a Secretaria de Trânsito e Segurança suspendeu férias e licenças para garantir 100% do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), Rondas Ostensivas e departamento de Trânsito na temporada.

A Secretaria de Saúde vai priorizar o reforço no quadro na rede de urgência e emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o pleno funcionamento de todos os veículos do SAMU 192. Neste mês, estão sendo realizadas obras de reforma estrutural na UPA, com a revitalização da recepção, melhor adequação dos espaços, novos guichês de atendimento, além da construção de nova sala de acolhimento.

Já a Secretaria de Serviços e Urbanização irá monitorar os eventos realizados ao longo da temporada para programar a limpeza dos espaços públicos, com atençãp especial  às festividades de Natal e Ano-Novo, onde espera-se que serão retiradas toneladas de resíduos das areias das praias da cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará fiscalizando pontos estratégicos para coibir o comércio clandestino e também reforçará a fiscalização em relação ao número de mesas e cadeiras.

Já a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizará ações cojuntas com demais setores visando o atendimento às pessoas em situação de rua. Segundo a administração municipal, neste período do ano é comum ocorrer o aumento de pessoas em situação de rua vindas de fora da cidade e a Assistência Social estará em alerta para garantir os direitos desta população com o auxílio no retorno às suas cidades de origem. Haverá ainda distribuição de alimentos e um reforço no acolhimento junto ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Outra ação será o combate às invasões e construções irregulares em áreas públicas, realizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Outra atenção é em relação ao abandono de animais, em trabalho realizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!