AUMENTANDO

Praia Grande quase triplica quantidade de cirurgias

Número de procedimentos subiu mais de 140% em relação a 2022; segundo prefeitura, aumento é fruto de ampliação da rede conveniada

Redação
Publicado em 18/10/2023, às 16h45

FacebookTwitterWhatsApp
Paciente durante cirurgia de catarata em hospital de Praia Grande. Fila zerada, diz prefeitura - Imagem: Divulgação / Fred Casagrande / Prefeitura de Praia Grande
Paciente durante cirurgia de catarata em hospital de Praia Grande. Fila zerada, diz prefeitura - Imagem: Divulgação / Fred Casagrande / Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande, no litoral de SP, está perto de triplicar o número de cirurgias, anunciou nesta quarta-feira (18) a prefeitura. Segundo o órgão, foram cerca de 8 mil procedimentos cirúrgicos realizados desde o início do ano até agora – um aumento de 144% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a prefeitura, o aumento se deve à ampliação da rede municipal de Saúde com parcerias com prestadores particulares de serviços. Atualmente, disse a administração, são 58 empresas contratadas com recursos municipais.

“A prefeitura adotou a medida para aumentar o número de consultas, exames e cirurgias”, explica a gestão municipal. “Isso permite uma maior oferta nas consultas de especialidades, além de menor tempo de espera para a realização de inúmeros exames, bem como o atendimento até mesmo de demandas de média e alta complexidade, cuja demanda depende em grande medida do governo do estado”.

No âmbito das cirurgias eletivas, Praia Grande disse que além do Hospital Municipal Irmã Dulce e do Pronto-Socorro Central, também firmou convênios com Santa Casa de Santos, o Instituto Mendonça Costa e o Hospital Igesp Litoral.

Uma das cirurgias que aumentaram do início do ano pra cá foram as de catarata. De acordo com dados da administração, em 2023, foram mais de mil procedimentos realizados no Centro Oftalmológico do Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) e em clínicas particulares conveniadas com o município.

“A cidade zerou a fila de espera desta especialidade, inclusive, contemplando pacientes que aguardavam a cirurgia na lista do governo do estado”, disse a prefeitura.

Na avaliação do secretário de Saúde Cleber Nogueira, tanto o aumento da rede credenciada quanto o de cirurgias refletem a ampliação dos investimentos. “O incremento na quantidade de cirurgias eletivas, incluindo os procedimentos de catarata, ofertadas para a população tem ocorrido devido ao aumento dos investimentos feitos pela administração municipal nessa área”. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!