ALERTA

Ilhabela reforça orientações de prevenção contra Gripe Aviária

O Estado de SP registrou 60 casos neste ano e destes, apenas três foram em Ilhabela, porém é importante reforçar os cuidados

Gabriela Petarnella
Publicado em 10/10/2023, às 14h02

FacebookTwitterWhatsApp
Até o momento nenhum caso de Gripe Aviária em humanos foi registrado no estado - Reprodução Wikipédia
Até o momento nenhum caso de Gripe Aviária em humanos foi registrado no estado - Reprodução Wikipédia

A prefeitura de Ilhabela emitiu um alerta para a população reforçar os cuidados com a influenza aviária (doença identificada em aves marinhas ou silvestres). Objetivo é enfatizar a não aproximação ou contato com animais debilitados ou com comportamento alterado.

No estado de São Paulo, a maioria dos casos concentra-se na espécie conhecida como Trinta Reis, totalizando 57 aves positivadas dessa espécie, de um total de 60 casos confirmados.

De acordo com informações da Defesa Agropecuária Estadual, as cidades do litoral norte de São Paulo já identificaram um total de 22 casos, todos pertencentes à espécie Trinta Reis. Ilhabela registrou três desses casos. 

Embora o risco de infecção em humanos seja considerado baixo, as autoridades de saúde estão alertas quanto à possibilidade de transmissão da influenza aviária de animais para seres humanos. Maurílio Bianchi, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Ilhabela, enfatizou a importância da precaução em manter distância de aves que apresentem sinais.

Os sinais são visíveis, como aves mortas, com ferimentos, e comportamentos alterados, que incluem pescoço caído, dificuldade de locomoção, convulsões, desorientação, alterações nos olhos (pálpebras inchadas e/ou avermelhadas), espirros, tosses, dificuldade respiratória e diarréia.

"Animais contaminados ficam mais vulneráveis e debilitados, tornando-se mais suscetíveis à aproximação humana. Não é aconselhável tentar tocar ou manusear estes animais, mesmo que aparentem precisar de ajuda. A melhor forma de prevenção é evitar o contato com secreções dos animais e acionar as instituições capacitadas para tratá-los com o cuidado adequado, em qualquer que seja o estado do animal”, explicou Bianchi.

Em caso de avistamento de aves mortas, debilitadas ou com comportamento alterado, a população deve entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Saúde pelo telefone (12) 3896 9221 ou mensagem de texto para (12) 99147 7144.

Este alerta tem o objetivo de prevenir a possível disseminação da influenza aviária, garantindo a segurança de todos os moradores e visitantes.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!