ESTRAGOS

Tempestade do final de semana causa diversos estragos em Ilhabela

Nos dias 7 e 8 de outubro a cidade viveu momentos de tensão com diversas ruas alagadas, árvores caídas e deslizamentos de terra

Gabriela Petarnella
Publicado em 10/10/2023, às 09h03

FacebookTwitterWhatsApp
Apesar dos danos, ninguém se feriu nas ocorrências - Prefeitura Ilhabela
Apesar dos danos, ninguém se feriu nas ocorrências - Prefeitura Ilhabela

A Defesa Civil divulgou na segunda-feira (9) que, em um intervalo de 72 horas, Ilhabela registrou uma média de 78,57 milímetros de chuva, afetando diversos bairros. O mais impactado foi a Barra Velha, que acumulou 99,49 milímetros de precipitação. Apesar dos transtornos, todas as ocorrências já foram atendidas e não houve vítimas.

Durante os dias 7 a 9, a Defesa Civil relatou quatro quedas de árvores, três deslizamentos e alagamentos em diversas áreas da cidade, incluindo a avenida São João, no Perequê, o Engenho D'Água e a rua Chico Gravi, no bairro Reino.

Residentes encontraram dificuldades em contatar a base da Defesa Civil de Ilhabela, incluindo o número 199, pois a linha telefônica está temporariamente em manutenção. No entanto, o atendimento continua disponível pelo WhatsApp 12 3896 2802.

Devido aos acumulados expressivos e a previsão de mais chuvas para os próximos dias, é fundamental que os moradores estejam alertas para possíveis ocorrências, principalmente em áreas já vulneráveis.

A Defesa Civil informa que mantém um monitoramento constante na cidade e orienta a população a tomar precauções necessárias, especialmente em áreas de risco. Em casos de emergência, não deixe de acionar a equipe através do WhatsApp até que os telefones voltem ao atendimento.

Alagamentos:

A maior queixa dos munícipes, no entanto, foram os pontos de alagamentos. Em relação a essa problemática, a prefeitura de Ilhabela informou que tem investido mais de R$ 31 milhões em obras de drenagem, com intervenções nos bairros mais suscetíveis a alagamentos, incluindo Bexiga, Portinho, Piúva, Barra Velha, Reino, Green Park, Cocaia e Perequê.

De acordo com a administração, esses investimentos já demonstraram resultados positivos em alguns locais, como o bairro do Reino, que passou por obras para implantação de aduelas de 2,5 por 2,5 metros sob a rua Crispim Dias Pinto para aumentar o escoamento de águas pluviais. O resultado foi uma redução de ocorrências desse tipo neste ano, vindo de um investimento de R$ 3,2 milhões.

Outras áreas críticas, como Perequê e Jardim Éden, estão recebendo obras para a implantação de redes de drenagem e reservatórios de retenção e bombeamento, visando melhorar o escoamento das águas pluviais. Além de escoar a água da chuva, a estrutura foi planejada também para evitar que a água do mar invada a região em dias de maré alta, principalmente na avenida São João.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!