Animal foi encontrado na ciclovia da Praia do Aruan e encaminhado para o Instituto Argonauta; tucano apresentava sinais de traumas e lesões
Um tucano da espécie Ramphastidae foi resgatado na manhã de hoje (9) em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. O animal foi encontrado debilitado na ciclovia da Praia do Aruan.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu uma denúncia sobre a condição do animal e enviou uma equipe ao local. Ao chegar à ciclovia, a equipe do CCZ avistou o tucano em situação precária.
Após uma avaliação prévia, constatou-se que o animal não representava um risco para a saúde pública. Diante disso, a responsabilidade pelo cuidado foi transferida para o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha.
O Instituto Argonauta, com sede em Caraguatatuba, assumiu o resgate do tucano e o encaminhou para atendimento na base de apoio em São Sebastião. O animal apresentava sinais de traumas e lesões, que serão examinados com maior detalhe por meio de exames especializados.
De acordo com o Instituto Argonauta, assim que o tucano for estabilizado e sua condição de saúde for determinada, ele será encaminhado para a destinação mais apropriada.
Comentários