PREVENÇÃO

Estudantes terão vacinação contra o HPV nas escolas, em Guarujá

A campanha será realizada entre os dias 6 e 10 de maio; até o momento, somente 28% do público-alvo foram imunizados; confira detalhes da ação

Redação
Publicado em 26/04/2024, às 15h59 - Atualizado às 16h05

FacebookTwitterWhatsApp
Outras escolas receberão a campanha em próximas ações - Imagem ilustrativa/Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Outras escolas receberão a campanha em próximas ações - Imagem ilustrativa/Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe

Estudantes da cidade de Guarujá, no litoral paulista, serão imunizados contra o HPV, entre os dias 6 e 10 de maio. Neste primeiro momento, somente a Escola Municipal 1° de Maio, localizada na avenida Adriano Dias, 611, no Jardim Boa Esperança, recebe os imunizantes. As vacinas serão aplicadas em horário escolar. 

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), que realiza a ação, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal da cidade, que atingiu apenas 28% do público-alvo até o momento. Este público é composto por estudantes de 9 a 14 anos de idade, mas adolescentes de até 19 anos também podem ser imunizados, caso ainda não tenham recebido a segunda dose. Para receber a vacina, os alunos menores de idade precisam de autorização do responsável legal, estar com a caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS em mãos.

Além da imunização contra o HPV, os estudantes também poderão ser vacinados contra influenza e meningite (ACWY), desde que seja identificada a necessidade de regularização da carteira de vacinação. 

Clique aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

A ação é realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), de Guarujá. Nas próximas campanhas, outras escolas da cidade serão contempladas e os novos cronogramas serão divulgados.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e pode permanecer no corpo sem apresentar sintomas durante anos. Quando o vírus se manifesta, os sintomas mais comuns são lesões na pele, em regiões genitais, e verrugas com “aspecto de couve-flor”, na mesma área do corpo. 

Além de se vacinar, a melhor forma de prevenção contra a doença é usar preservativo durante relações sexuais. O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui camisinhas gratuitamente em postos de sáude e hospitais públicos.

*Com informações do site oficial da prefeitura de Guarujá 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!