SUPERLOTAÇÃO

Ubatuba inaugura Centro de Atendimento à Dengue para reduzir superlotação

Cidade decretou emergência para dengue, em 6 de março deste ano; casos têm aumentado significativamente e causam superlotação em unidades de saúde

Estéfani Braz
Publicado em 16/04/2024, às 20h30 - Atualizado em 17/04/2024, às 08h51

FacebookTwitterWhatsApp
Centro de Atendimento à Dengue (Cade) fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Gomes - Divulgação/PMU
Centro de Atendimento à Dengue (Cade) fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Gomes - Divulgação/PMU

O crescente número de casos de dengue tem superlotado os hospitais, por isso, forças-tarefas foram criadas a fim de reduzir os transtornos causados à população. Em Ubatuba, no litoral norte, o Centro de Atendimento à Dengue (Cade) será inaugurado nesta quarta-feira (17), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Gomes. O local funcionará com atendimento exclusivo a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de dengue, todos os dias, das 8h às 17 horas. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criação do Cade pretende desafogar a Santa Casa, os prontos atendimentos e demais serviços das UBSs. Haverá uma recepção separada dos atendimentos da UBS, com entrada pelo estacionamento da unidade de saúde. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

O local funcionará enquanto a demanda de pacientes continuar alta no município. O Centro de Atendimento à Dengue (Cade) ficará localizado na rua Professor Thomaz Galhardo, centro. 

Medidas anunciadas recentemente

Na última sexta-feira (12), a prefeitura de Ubatuba anunciou a criação de um comitê de crise para planejar novas ações, para melhorar os atendimentos e a infestação do mosquito na cidade. Outra estratégia a ser adotada é a disponibilização de um médico apenas para atendimentos de dengue, na Santa Casa de Misericórdia da cidade. 

Veja também: Ubatuba decreta situação de emergência por aumento nos casos de dengue.

Principais sintomas

Febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns. No entanto, a infecção por dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves.

Em caso de evolução da doença, os sintomas apresentados podem ser dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, dificuldade de respirar, queda de pressão arterial e sangue nas fezes. A orientação da secretaria de Saúde de Ubatuba é de que, quando houver suspeita da doença, o paciente deve procurar por atendimento médico, de preferência, no Centro de Atendimento à Dengue.

*Com informações do site oficial da prefeitura de Ubatuba.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!