ATENÇÃO

Colgate descontinua creme dental após reações adversas

Produto teve fabricação interrompida em março deste ano; Anvisa diz que causa pode ser a inclusão do fluoreto de estanho em sua composição


Redação
Publicado em 27/06/2025, às 16h14

FacebookTwitterWhatsApp

colgate-descontinua-creme-dental-apos-reacoes-adversas
Em nota, a Colgate nega a existência de falhas de qualidade - Divulgação/Colgate

A Colgate-Palmolive Brasil informou que interrompeu a produção do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint, que fora suspenso cautelarmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após relatos de reações adversas.

Entre os efeitos denunciados por consumidores estão inchaço nos lábios, lesões bucais, sensações dolorosas, queimação, inflamação gengival e edema labial. A resolução da Anvisa aponta como possível causa das reações adversas a inclusão do fluoreto de estanho na composição do creme.

Em nota, a empresa afirmou que o produto não apresenta falhas de qualidade, mas que a decisão de retirada foi motivada pelas investigações conduzidas “em atenção aos consumidores brasileiros e à Anvisa, tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto”.

A distribuição do creme dental para o varejo já havia sido interrompida pela empresa no fim de março. A Colgate recomenda que os consumidores que notarem “qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto” interrompam o uso imediatamente e procurem orientação odontológica. A empresa também disponibilizou os seguintes canais de contato:

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!