Ação da 9ª edição da campanha 'Doe amor, doe vida, doe sangue' será na Santa Casa de Santos; campanha alerta para a queda nos estoques durante o inverno
Quem não participou do primeiro mutirão da campanha Doe amor, doe vida, doe sangue, em Santos, no litoral de São Paulo, terá mais uma chance neste sábado (28). A 9ª edição da iniciativa ocorrerá das 7h às 11h, na Santa Casa de Santos, localizada na avenida Cláudio Luiz da Costa, 50, no bairro Jabaquara.
Para doar, é necessário apresentar documento original com foto e atender aos seguintes critérios: ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60), pesar mais de 50kg, estar em boas condições de saúde, descansado e bem alimentado. Também é preciso ter evitado bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e respeitar intervalo de uma hora após o lanche ou duas horas após o almoço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
A triagem para a doação inclui aferição de pressão arterial, pulso, temperatura e teste para detectar anemia. Todo o material é descartável, o que garante a segurança dos doadores e dos receptores.
A mobilização integra o Junho Vermelho, mês voltado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. O primeiro mutirão da campanha, ocorrido no sábado anterior (21), no hemonúcleo do hospital Guilherme Álvaro, recebeu 98 doadores.
A iniciativa reforça a importância da doação durante o inverno, período em que os estoques dos hemocentros costumam cair. Em Santos, os dois hemocentros da Baixada Santista concentram a coleta de sangue da região. Segundo os organizadores, uma única doação pode salvar até quatro vidas.
“Nosso apelo é simples, mas poderoso: doe amor. Doe vida. Doe sangue. A solidariedade é um ato de cidadania que transforma realidades e pode ser decisiva para quem mais precisa”, afirmou Suzete Faustina dos Santos, diretora da Semulher.
A campanha é promovida pela Secretaria da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos (Semulher) e da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio dos moto-clubes Insanos e Lokas.