ATENÇÃO!

Ventania no litoral de SP: novo sistema meteorológico acende alerta a partir deste domingo (29)

De acordo com a Defesa Civil de SP, ventania deve atingir a Baixada Santista e o litoral norte; Inmet adverte sobre novo declínio na temperatura

Mulheres com guarda-chuva vermelho em Santos
Defesa Civil alerta que fortes rajadas de vento podem provocar diversos transtornos - Prefeitura de Santos

A Defesa Civil de São Paulo emitiu, neste sábado (28), um alerta para a possibilidade de ventania a partir deste domingo (29) e segunda-feira (30), em razão da aproximação de um novo sistema meteorológico. A condição climática deve atingir o litoral de São Paulo (Baixada Santista e litoral norte). A advertência também é válida para a Região Metropolitana de São Paulo, Vales do Ribeira e do Paraíba, Serra da Mantiqueira, regiões de Marília, Itapeva, São José dos Campos, Sorocaba e Campinas.

A Defesa Civil alerta que, apesar de as previsões indicarem acumulados baixos de chuva, podem ocorrer fortes rajadas de vento, com transtornos como destelhamentos, queda de árvores e postes, além de comprometer a infraestrutura urbana em algumas localidades. Diante deste cenário, o órgão recomenda atenção redobrada da população, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Vegetação com vento
Os acumulados de chuva devem ser baixos - Imagem ilustrativa/Unsplash

Volta do frio

Apesar de a previsão do tempo indicar que as temperatura pode chegar até os 30 graus neste domingo, o frio deve retornar em breve. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo (perigo potecial) para declínio da temperatura, com vigência a partir do meio-dia desta segunda-feira e válido até o meio-dia de terça-feira (1º).

A advertência abrange quase todo o litoral paulista (com exceção do extremo sul), Região Metropolitana de São Paulo, partes dos Vales do Ribeira e Paraíba e cidades do interior, como Sorocaba, Jundiaí, Campinas, São Carlos, São José do Rio Preto, Bauru, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente. A previsão é de temperaturas entre 3 e 5 graus abaixo do que é esperado para esta época do ano, com leve risco à saúde.

Quanto às condições marítimas, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), divulgou previsão de agitação marítima moderada em Santos, a partir do início desta semana, mas não são esperados maiores impactos por ressaca ou maré alta.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!