Previsão do tempo indica que o frio intenso deve perder força, mas as chances de chuva retornam para o litoral; confira os detalhes do clima
O litoral de São Paulo teve um clima ideal nesta semana: ideal para pinguim. O friozão fez com que até aquele casaco que não saía às ruas há anos voltasse à ativa. Mas como será que o tempo vai se comportar nos próximos dias? Será que vai dar praia ou o chamado ‘look cebola’, em que você vai tirando “as cascas” ao longo do dia, é que vai imperar?
A previsão do tempo indica que aquele clima gélido da terça (24) e quarta-feira (25) não deve se repetir neste fim de semana, mas isso não significa que não vai ter frio, apenas que ele não será tão intenso. Haverá até momentos de temperaturas mais altas, principalmente durante as tardes, mas, mesmo assim, encarar a praia promete ser tarefa só para os muito corajosos.
O Instituto Climatempo informa que o frio intenso perde força na região Sudeste, a partir desta quinta-feira (26), com as tardes já mais quentes, o que é a condição perfeita para o ‘look cebola’ entrar em ação. Mas, as chances de chuva também retornam.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas em parte do litoral paulista. A advertência começa a valer a partir do meio-dia desta quinta-feira e segue até o fim da noite de sexta-feira (27).
O alerta abrange desde a divisa com o Paraná até a altura da cidade de Mongaguá, e também o Vale do Ribeira e oeste paulista. A previsão do instituto é de chuvas entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia e ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h.
A Defesa Civil de Santos também alerta para a chance de chuvas na Baixada Santista a partir desta sexta-feira. A atuação de algumas instabilidades em áreas próximas causará aumento da nebulosidade e previsão de chuvas moderadas, principalmente, em alguns momentos da tarde. Porém, é baixo o risco para temporais, ventos fortes ou chuvas mais volumosas.
O tempo deverá melhorar já no decorrer do sábado (28) e no restante do fim de semana, reduzindo as chances de chuva e voltando a contar com abertura de Sol e gradual elevação das temperaturas.
De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-UNisanta), a condição marítima seguirá agitada na Baixada Santista nos próximos dias, com alguns períodos de maré alta. Porém, não são esperados maiores impactos às estruturas urbanas por ressaca.
O Climatempo indica que os termômetros devem oscilar entre os 18 e 28 graus na Baixada Santista nos próximos dias. As temperaturas mais elevadas são esperadas para o domingo (29). No litoral norte, temperaturas entre 17 e 26 graus.