Massa de ar polar chega ao estado de São Paulo e baixas temperaturas devem prevalescer até o sábado (14); veja as recomendações da Defesa Civil
A chegada de uma massa de ar frio de origem polar ao estado de São Paulo, nesta terça-feira (10), faz as temperaturas despencarem. A Defesa Civil estadual emitiu alertade baixas temperaturas. De acordo com o órgão, a advertência é válida entre a quarta-feira (11) e o sábado (14). Para o litoral, são esperadas mínimas de 13 graus na Baixada Santista e até 11 graus no litoral norte.
Em outras regiões paulistas deve fazer ainda mais frio. Para a região da serra da Mantiqueira é esperada uma mínima de 2 graus. Os termômetros no Vale do Ribeira e regiões de Campinas, Itapeva, Sorocaba e Vale do Paraíba descem até os 8 graus. Na Região Metropolitana de São Paulo e regiões de Bauru, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, mínima de 9 graus. Nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, mínima de 11 graus.
Para esta terça-feira, a previsão é de um dia de Sol entre muitas nuvens em grande parte do estado. Na faixa litorânea, a nebulosidade será mais intensa e podem ocorrer chuvas intermitentes ao longo do dia, mas sem grandes acumulados.
Há um alerta amarelo (perigo potencial) ativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira para declínio de temperatura, que abrange o estado de São Paulo, incluindo toda a faixa litorânea. A previsão do instituto é que as temperaturas fiquem entre 3 e 5 graus abaixo da média esperada para esta época do ano até a manhã de quarta-feira, com leve risco à saúde.
Diante desse cenário, a Defesa Civil de São Paulo reforça a recomendação de cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Além disso, também orienta a população a não acender fogueiras ou improvisar sistemas de aquecimento, principalmente em ambientes fechados, devido ao risco de intoxicação. Também é importante lembrar que os animais sentem frio. Por isso, sempre que possível, acolha animais abandonados, mesmo que temporariamente.