FRIO, CHUVA E VENTO

Queda brusca na temperatura, chuva e ventos marcam o fim de semana no litoral de SP

Frente fria vai derrubar as temperaturas nas regiões a partir desta quarta-feira (17) até sábado (20) e perderá força no domingo; Defesa Civil Nacional emite alerta para fortes ventos, chuva e maré alta

Lenildo Silva
Publicado em 17/08/2022, às 12h27 - Atualizado às 17h11

FacebookTwitterWhatsApp
No litoral paulista, os fortes ventos devem aumentar a sensação de frio Marinha emite novo alerta para ventos de até 74 km/h no litoral de SP Coqueiro balançando com o vento, céu nublado e mensagem de "alerta!" em vermelho, à esquerda - Montagem/Pexels/Divulgação/ND
No litoral paulista, os fortes ventos devem aumentar a sensação de frio Marinha emite novo alerta para ventos de até 74 km/h no litoral de SP Coqueiro balançando com o vento, céu nublado e mensagem de "alerta!" em vermelho, à esquerda - Montagem/Pexels/Divulgação/ND

A Defesa Civil Nacional alerta para uma nova frente fria, que parte do Sul do país, a partir desta quarta-feira (17) que segue até o próximo sábado (20). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada desta frente fria vai derrubar as temperaturas na região. A onda de frio deve perder força a partir de domingo (21).

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O Portal Costa Norte já havia antecipado, no início da semana, sobre a chegada da forte frente fria sobre o litoral de São Paulo. O fenômeno acontece devido a uma forte massa de ar polar que avança sobre o Sudeste do país derrubando as temperaturas em todo o estado de São Paulo neste fim de semana.

O destaque para a mudança brusca nas temperaturas é no Litoral Norte; a sexta-feira (19) será muito fria e chuvosa nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. O dia começa com 13ºC e a temperatura não deve subir muito devido à massa de ar polar.

A chuva será constante durante todo o dia nas cidades citadas. O fim de semana vai seguir gelado com mínimas abaixo dos 12°C e máximas também muito baixas; Ilhabela, por exemplo, deve atingir máximas de 14°C no sábado (20).

Já na Baixada Santista o dia também será de muita chuva e as máximas alcançam os 19°C. Em Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente e Praia Grande o fim de semana será gelado e as mínimas previstas de 14°C.

O sábado deve ser um dos dias mais frios deste ano no litoral de São Paulo, e há chance de um novo recorde. A massa de ar polar acompanhada de chuva e vento deve derrubar as temperaturas e a sensação térmica poderá ser de 11°C em algumas cidades. 

Vento e mar agitado

De acordo com a Marinha do Brasil, as rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h na maior parte do estado de São Paulo na quinta-feira (18). No litoral, as rajadas podem chegar até 80 km/h. Na sexta-feira (19), o mar também ficará agitado com ondas de 2,5 a 3 metros.

Sendo assim, todas as cidades do Litoral Norte e da Baixada Santista estão em alerta amarelo devido aos fortes ventos segundo o INMET.

Cidades do litoral paulista entram em alerta amarelo neste fim de semana Tempo no litoral (Fonte: INMET)

Tendência

A chuva já perde força em grande parte do estado no domingo (21), mas o destaque vai ser o frio que deve permanecer no início da próxima semana. As faixas sul e leste do estado ainda vão seguir com bastante umidade, por isso muitas nuvens se formam e ainda pode chover no litoral e Vale do Paraíba e Ribeira.

Recomendações

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) seguirá, durante todo o período crítico, trabalhando em escala de plantão para acompanhar as ações de enfrentamento ao frio intenso e comunicar o registro de qualquer ocorrência significativa.

Cuidados especiais

O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas e fazer a higiene frequente das mãos.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripes, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias. É preciso manter ainda mais cuidado com crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!