Dia mais quente da semana será esta segunda-feira (17); calor segue nos outros dias, mas sem tanta intensidade e com retorno das chuvas de verão
Esther Zancan
Publicado em 17/02/2025, às 11h40
O calor, que castiga diversos estados do Brasil, tende a piorar nesta semana. A Defesa Civil do estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), emitiu boletim meteorológico especial, com alerta para a elevação das temperaturas até a quarta-feira (19). A previsão indica a atuação de massa de ar quente, que aumentará a sensação de calor e abafamento em diversas regiões do estado.
A Defesa Civil prevê temperaturas de até 38 graus na Baixada Santista. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas acima dos 40 graus na Baixada Santista, nesta segunda-feira (17), sem previsão de chuvas. Já no litoral norte as temperaturas devem alcançar os 39 graus, também sem chuvas.
Ainda de acordo com o Inmet, a terça-feira (18) ainda deve ser bastante quente, mas as máximas devem ficar por volta dos 35 graus. As chances de chuva retornam. O Inmet prevê que essas chuvas venham de forma isolada, enquanto o Instituto Climatempo prevê uma chuva mais constante, principalmente no período noturno, entre a terça e a quarta-feira (19).
No restante da semana, o clima segue típico de verão, com calor, temperaturas máximas por volta de 31 graus, e possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Mesmo com temperaturas não tão altas, a sensação de calor ainda deve ser intensa, devido aos altos índices de umidade relativa do ar.
A Defesa Civil de Santos também alerta que esta segunda-feira terá forte elevação da temperatura. Esse deverá ser o dia mais quente desta semana. A terça-feira terá Sol ao longo do dia e temperaturas elevadas, com instabilidades e formação de nebulosidade, principalmente, no fim da tarde e à noite; há chance de ocorrências de pancadas de chuvas moderadas e passageiras. Essa condição do tempo já terá gradual melhora nos dias seguintes e diminuição das chuvas. Temperaturas seguirão elevadas, mas não no nível de calor observado nesta segunda-feira.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.