Pior situação é a da Baixada Santista: Bertioga, Mongaguá e Itanhaém estão com a maioria de suas praias com bandeira vermelha
Esther Zancan
Publicado em 14/02/2025, às 07h52 - Atualizado às 08h46
A previsão do tempo indica possibilidade de chuva para o fim de semana no litoral de São Paulo, mas o Sol vai aparecer e as temperaturas sobem a partir do domingo (16), devido à onda de calor que atua sobre alguns estados brasileiros. Essa onda de calor promete temperaturas entre 5 e 7 graus acima da média esperada para esta época do ano, até 21 de fevereiro. No litoral paulista, a sensação térmica pode chegar e, até, ultrapassar os 40 graus em diversas cidades.
Diante de tanto calor, nada melhor que se refrescar em um bom banho de mar. Mas, é preciso ficar atento na hora de escolher a praia na qual se banhar. O boletim semanal da qualidade das praias, divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), na quinta-feira (13), aponta que o litoral paulista segue com mais de 40 praias impróprias para o banho. Confira a situação da Baixada Santista e litorais sul e norte.
A Cetesb recomenda que a população evite entrar no mar se a praia estiver classificada como imprópria. Também não é recomendado o banho na água 24 horas após as chuvas. Não é aconselhável banhar-se em canais, córregos e rios que deságuam no mar. Evite ainda a ingestão de água do mar. Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais propensas a desenvolver doenças ou infecções após nadarem em águas contaminadas. Além da gastroenterite, outras doenças podem ser contraídas, como infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.