Inmet emitiu alerta laranja para chuvas intensas, com possibilidade de ventos de até 100km/h; calor não deve diminuir muito, mesmo com as chuvas
Esther Zancan
Publicado em 14/02/2025, às 11h04 - Atualizado às 13h45
A passagem de uma frente fria pela costa do estado de São Paulo aumenta o risco para chuvas intensas nesta sexta-feira (14). Segundo meteorologistas da Defesa Civil estadual, as chuvas serão generalizadas por todo o estado, mas terão maior intensidade nos municípios da faixa leste, incuindo o litoral.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de São Paulo, este cenário persistirá até o sábado (15), pois a frente fria, embora afastada, causará efeitos na atmosfera, que vai canalizar a umidade da Amazônia em direção ao território paulista. Mesmo com a passagem da frente fria, as temperaraturas não devem cair muito. Com isso, a sensação de calor continuará. Somente na faixa leste haverá ligeira redução das temperaturas máximas, em razão da presença de nebulosidade. No domingo (16), o risco para chuvas diminuem e São Paulo volta a sofrer com as altas temperaturas de forma generalizada pelo estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta laranja (perigo) para chuvas intensas em todo o litoral paulista, Região Metropolitana de São Paulo e vales do Ribeira e Paraíba. A previsão do instituto é de chuva entre 30mm e 60mm/h ou 50mm e 100mm/dia, e possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 60km e 100km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta já está em vigor e segue válido até a manhã de sábado.
A Defesa Civil recomenda que, durante chuvas intensas, a população não deve atravessar ruas alagadas. Um adulto pode ser arrastado com a água na altura do tornozelo. Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas. Outra medida de prevenção é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis. Além de poderem cair, elas atraem raios. Em caso de recebimento do alerta da Defesa Civil, as pessoas devem evitar se expor em áreas sujeitas a alagamentos e procurar permanecer em local seguro até o fim do temporal.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.