VERÃO QUENTE

Chuva retorna ao litoral de SP, mas onda de calor mantém temperaturas acima da média

Entenda também por que a notícia divulgada sobre sensação térmica de 70 graus no Brasil, nesta semana, não condizia com a verdade

Esther Zancan
Publicado em 13/02/2025, às 14h50 - Atualizado às 15h06

FacebookTwitterWhatsApp
Já há previsão de pancadas de chuva para esta quinta-feira (13) no litoral paulista - Imagem ilustrativa/Unsplash
Já há previsão de pancadas de chuva para esta quinta-feira (13) no litoral paulista - Imagem ilustrativa/Unsplash

Para quem não aguenta mais o calor,  vem ao menos um refresco por aí. A previsão do tempo indica chuva no litoral de São Paulo, mas com dias bem quentes. Uma onda de calor atua sobre todo o estado de São Paulo desde a quarta-feira (12) e, de acordo com o Instituto Climatempo, ela deve se manter até o dia 21 de fevereiro, com temperaturas entre 5 e 7 graus acima da média esperada para esta época do ano. 

Já nesta quinta-feira (13), existe um alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A advertência é válida até às 11h desta sexta-feira (14) e abrange todo o território paulista. A previsão é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia e ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h. A Defesa Civil de Santos também prevê que a aproximação de instabilidades, nesta quinta-feira, pode ocasionar pancadas de chuva entre o final da tarde e a noite, na Baixada Santista. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil santista, essas instabilidades atuarão de forma mais direta na sexta-feira, favorecendo a formação de mais nebulosidade e chuvas, em qualquer período do dia. Essas ocorrências de chuva da sexta poderão adquirir intensidade mais forte em alguns momentos e ter certa persistência. O volume previsto de precipitação é moderado. Há chance de chuva no sábado (15), de forma rápida e passageira. A tendência é de gradual melhora do tempo ao longo do fim de semana. 

Quanto ao calorão, ele deve começar a voltar com tudo no domingo (16). O Inmet prevê que a temperatura máxima na cidade de Santos chegue a 42 graus na segunda-feira (17). A Defesa Civil de São Sebastião, no litoral norte, também alertou sobre as altas temperaturas na região, com tendência a perdurar até o dia 21 de fevereiro. Segundo o órgão, as temperaturas devem alcançar os 33 graus, com sensação térmica acima dos 40 graus.

Nada de sensação de 70 graus

Sol
Interpretação equivocada de dados meteorológicos causou desinformação  - Imagem ilustrativa/Unsplash

Apesar de a onda de calor que atua sobre alguns estados brasileiros nesta e na próxima semana ser intensa e requerer alguns cuidados com a saúde e o bem-estar, por parte da população, não é verdade que a sensação térmica possa chegar aos 70 graus, como noticiado por muitos veículos de comunicação. Órgãos como o Climatempo e a MetSul Meteorologia divulgaram que a notícia amplamente divulgada não condizia com a verdade. A MetSul informou que uma matéria jornalística fez confusão com dados meteorológicos e que esta notícia foi replicada por outros portais. 

O Climatempo também diz que houve interpretação equivocada de dados meteorológicos, o que gerou desinformação. Outro ponto a ser observado é que a tal previsão errônea de sensação térmica de 70 graus era para a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que viveu a onda de calor no início desta semana. Jamais foi para o litoral paulista.

O Climatempo lembra que o cálculo da sensação térmica sempre precisa ser feito considerando a temperatura e o nível de umidade no ar nos mesmos horários. Em um dia ensolarado, por exemplo, os menores níveis de umidade no ar são observados em horários próximos das maiores temperaturas do dia. Por isso é muito difícil observar, no mesmo horário, temperaturas de 40°C e umidade do ar de 80%. Foi por não considerar esses pormenores que muitos veículos acabaram desinformando e até gerando apreensão na população. 

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!