Chuva mais intensa deve cair entre esta quinta (26) e sexta (27); governo de SP instalou gabinete de crise para emergências provocadas pelas chuvas
Esther Zancan
Publicado em 26/12/2024, às 15h22
A natureza parece que resolveu fazer uma faxina daquelas antes da chegada do novo ano. E como em toda boa faxina, muita água promete rolar nesses próximos dias. A previsão do tempo para o último fim de semana de 2024 é de chuva para o litoral de São Paulo.
A chuva mais intensa deve cair entre esta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). O governo de São Paulo informa, inclusive, que montou, de forma presencial, o gabinete de crise, para garantir pronta resposta à população em caso de emergências causadas pelas chuvas. Os litorais sul e norte estão entre as regiões paulistas com os maiores acumulados de chuvas nas próximas horas.
O gabinete de crise está mobilizado desde terça-feira (24) de forma remota. Nesta quinta, representantes dos serviços essenciais e integrantes das empresas de energia elétrica e abastecimento de água estão reunidos no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o que, segundo o governo, permite comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle. O gabinete de crise deve ficar montado até a sexta-feira.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a chuva deve seguir no sábado (28) e o domingo (29), mas de forma mais branda. O Sol até deve aparecer, mas sempre entre muita nebulosidade. As tempearturas ficarão amenas para esta época do ano, com máxima por volta dos 26 graus. O Inmet ainda não divulgou a previsão para a virada do ano.
A Defesa Civil de Santos informa que há chance de a chuva adquirir intensidade forte na região da Baixada Santista, em alguns períodos entre esta quinta e sexta-feira, com característica persistente, o que vai causar alto volume pluviométrico. O sábado também terá chuva, que ainda poderá ser de longa duração, mas terá volume menor do que nos dois dias anteriores.
No domingo, a condição de tempo terá relativa melhora, sem precipitação forte ou volumosa. Devido ao volume de chuva já registrado nos últimos dias e previsão de continuidade, o Plano Preventivo de Defesa Civil de Santos opera em nível de Atenção para o risco de ocorrências de escorregamentos nas áreas de risco.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.