CHUVARADA

Chuvas de até 100mm e ventos fortes podem atingir o litoral de SP, alerta Inmet

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia já está em vigor e segue até a manhã de sexta (27); boa parte do estado também está sob a advertência

Esther Zancan
Publicado em 26/12/2024, às 10h47 - Atualizado às 10h53

FacebookTwitterWhatsApp
Tempo virou depois de um dia de Natal com predomínio do Sol no litoral paulista - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Tempo virou depois de um dia de Natal com predomínio do Sol no litoral paulista - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Depois de um dia de Natal com praias lotadas no litoral de São Paulo, quando o Sol brilhou boa parte do dia, o tempo virou. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a faixa litorânea paulista e boa parte do estado em alerta laranja (perigo) para chuvas intensas. A advertência segue até a manhã de sexta-feira (27).

A previsão do instituto alerta para o risco de precipitações de até 100mm e possibilidade de de ventos fortes, com rajadas entre 60km e 100km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta laranja abrange todo o litoral de São Paulo, os vales do Ribeira e Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas, Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Bauru.

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante as fortes chuvas. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!